Promotor Edimar Piauilino fala da liminar concedida ao Juiz Aderson Nogueira

30/10/2012 10h11

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: Arquivo - FNClique para ampliarDr. Aderson Nogueira - conduzindo o lançamento do mutirao de natal(Imagem:redaçao)Dr. Aderson Nogueira

No dia 23 de agosto de 2012, o Tribunal de Justiça do estado do Piauí (TJ-PI) decidiu afastar o juiz titular da comarca de Floriano, Aderson Antonio Brito Nogueira das suas funções, por 60 dias.

O juiz foi acusado de sumir com sentenças, de fraude na distribuição de processos e interesse no julgamento em favor de uma parte, entre outros supostos desvios.

Na última quinta-feira (25), o Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Emmanoel Campelo de Souza Pereira decidiu conceder liminar em favor do juiz Aderson, suspendendo os efeitos da decisão que afastou o magistrado das suas funções.

Na manhã desta segunda-feira (29), o promotor de justiça, Dr. Edimar Piauilino, convocou toda a imprensa local para transmitir aos florianenses a informação que havia necessidade imperiosa de ser dada a população.

Em seu pronuciamento, o promotor disse:

“Floriano no começo do mês foi tomada de surpresa quando se divulgou amplamente pela televisão, rádio, jornais e sites do afastamento do Dr. Aderson Antônio de Brito Nogueira, duas pessoas de Floriano fez uma representação contra o juiz na corregedoria do Tribunal de Justiça, e essas pessoas estão sendo processadas no fórum, e por o juiz ter julgado nesses processos feriu o interesse e essas pessoas fizeram uma representação contra o Dr. Aderson e culminou com o seu afastamento.

Imagem: Arquivo - FNClique para ampliarDr. Edimar Piauilino(Imagem:FlorianoNews)Dr. Edimar Piauilino

O Conselho Nacional no dia 25 de outubro determinou liminarmente o retorno do Dr. Aderson as suas funções, eu quero dizer que a promotoria estava se sentindo profundamente incomodada como também os advogados, e principalmente os juriscionados porque Dr. Aderson é uma pessoa que todo mundo conhece a personalidade, o caráter, homem íntegro, sério, respeitado, que tem temor a Deus, um ser humano extraordinário, é um homem que a gente pode dar uma palavra por ele, e eu como promotor não seria conivente saber que aconteceria qualquer coisa de errado na sua vara e não tomar atitude. Já trabalhei com Dr. Aderson em três ocasiões, na década de 90, no início da década de 2000 e em 2006/2007 tomei posse em Floriano, e eu não conheço um úncio lado que desabone a personalidade da conduta do Dr. Aderson.

Então, nós temos o dever de lealdade e de reconhecimento próprio de dizer quem é o Dr. Aderson, que infelizmente pagou uma conta muito cara, ele não cometeu nenhum crime, foi um procedimento administrativo por um equívoco, infelizmente o Tribunal achou por bem de forma açodada afastar Dr. Aderson das funções quando exigia nove desembargadores do Tribunal e apenas sete julgaram precipitadamente afastando o juiz das funções. Então, essas são as informações preliminares que a gente tem que repassar para a sociedade de Floriano, que está muito bem servida na 2ª vara pelo juiz Dr. Aderson Antônio de Brito Nogueira, esta é a modesta opinião do promotor Edimar Piauilino Batista”,
finalizou.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: aderson, floriano, promotor