Projeto esportivo de Floriano é aprovado em programa federal

18/06/2020 15h44


Fonte IFPI

O projeto Pé e Bola, do Campus Floriano, foi aprovado para receber financiamento do Programa Academia e Futebol, que é desenvolvido por intermédio da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT), e proporciona a prática do futebol, futsal e Beach Soccer a crianças e adolescentes e pessoas com deficiência, além de apoiar a produção e difusão da produção científica, com aporte de recursos para a realização de pesquisas, produção de artigos e livros, participação dos pesquisadores em congressos e a realização de cursos e eventos.

O campus receberá R$ 183.366,68, para implantação de um centro de desenvolvimento do programa federal, que irá desenvolver atividades nas áreas extensionista, de ensino e de pesquisa científica.

A extensão será responsável pela prática de futebol/futsal de base, voltado a 160 crianças e jovens entre 10 a 23 anos de idade, de ambos os sexos, em situação de vulnerabilidade social do município de Floriano - PI, enquanto o ensino oferecerá duas clínicas técnicas de formação/capacitação para professores, acadêmicos e técnicos de futebol de Floriano e localidades próximas, em dois níveis: iniciação e aperfeiçoamento.

O diretor geral do campus, prof. Odimógenes Soares, as atividades do projeto iniciarão somente com o retorno das atividades presenciais no campus com todos os protocolos de segurança recomendados pelos órgãos governamentais.

Na dimensão da pesquisa científica, será a estruturação do Grupo de Estudos e Pesquisa em Esporte, Cultura e Lazer do IFPI, cadastrado no CNPq, e realização de pesquisa diagnóstica do futebol piauiense e de relatos de experiência do núcleo de prática do projeto.

O Pé e Bola tem ainda o objetivo de promover eventos esportivos, através de torneios; e realizar encontros acadêmicos, através de workshops pedagógicos e científicos, sobre estudos do futebol e futsal, para gerar artigos.

As práticas de futebol/futsal deverão beneficiar 120 crianças, adolescentes e jovens, entre 10 e 23 anos, e as capacitações deverão atender 85 professores, acadêmicos e técnicos de futebol.

Saiba mais sobre o Programa Academia e Futebol.

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: futebol, pesquisa, futsal