Profissionais do Hospital Tibério Nunes passam por capacitação para habilitação como Hospital Amigo

25/08/2023 10h35


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoO curso visa capacitar a equipe sobre os cuidados com a mãe e o bebê para promover, proteger e incentivar o aleitamento materno.(Imagem:Divulgação)O curso visa capacitar a equipe sobre os cuidados com a mãe e o bebê para promover, proteger e incentivar o aleitamento materno.

Profissionais do Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, estão participando desde a última terça-feira (22) do curso de Promoção e Incentivo ao Aleitamento Materno para Hospitais Amigo da Criança. O curso é um dos componentes necessários para a certificação de Hospital Amigo da Criança. A capacitação é executada pela equipe técnica da Coordenação de Atenção à Saúde da Criança da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Ser habilitado como Hospital Amigo da Criança significa que a unidade de saúde apresenta uma linha de cuidados de excelência com a mãe e o bebê, adotando práticas que refletem em um atendimento mais humanizado, contribuindo para a redução da morbimortalidade infantil. A capacitação trabalha com a equipe clínica do hospital, atuando também junto da atenção primária.

“O curso visa capacitar a equipe sobre os cuidados com a mãe e o bebê para promover, proteger e incentivar o aleitamento materno exclusivo. Nesses três dias a equipe fez uma imersão voltada para conhecimento teórico e prático, para melhoria nas suas condutas que vão desde o apoio direto ao aleitamento materno junto às mães, incorporando também os cuidados voltados para humanização do parto e cuidados voltados para a mulher nesse momento no contexto da amamentação”, explicou a coordenadora do Banco de Leite Humano da Maternidade Dona Evangelina Rosa, Vanessa Paz.
Imagem: DivulgaçãoProfissionais do Hospital Tibério Nunes passam por capacitação para habilitação como Hospital Amigo da Criança.(Imagem:Divulgação)

Além de desenvolver os dez passos para o sucesso do aleitamento materno e também respeitar outros critérios como: cuidado humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e puerpério; garantir acesso à mãe e ao pai e permanência deles junto ao recém-nascido grave ou potencialmente grave e a proteção legal da amamentação cumprindo as exigências de não oferecer outros leites além do leite materno, não usar bicos, chupetas e mamadeira e não permitir a oferta de brindes promocionais e amostras grátis de fórmulas infantis. Atualmente, o Piauí conta com 13 unidades certificadas como Hospital Amigo da Criança.

“A avaliação é feita em dois âmbitos, primeiro pela nossa coordenação no âmbito estadual e após a nossa aprovação uma equipe de técnicos do Ministério da Saúde irá avaliar a unidade, concedendo por fim a habilitação como Hospital Amigo da Criança”, explica Consolação Nascimento, coordenadora de saúde da criança e do adolescente da Sesapi.
Imagem: DivulgaçãoProfissionais do Hospital Tibério Nunes passam por capacitação para habilitação como Hospital Amigo da Criança.(Imagem:Divulgação)

A superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos, destaca que os hospitais que passam pelo processo de habilitação levam mais qualidade para o seu atendimento, além de reforçar o enfrentamento a morbimortalidade materna e infantil.

“Além dos 13 hospitais já habilitados como amigo da criança, no nosso estado temos mais 05 unidades que estão passando por esse processo de habilitação. Ter essas unidades qualificadas refletem numa assistência de maior qualidade a população”,
ressaltou a superintendente.

O Hospital Regional Tibério Nunes em Floriano; Hospital Estadual Júlio Hartman em Esperantina, Hospital Regional Deolindo Couto em Oeiras, Maternidade Municipal Mãe Elisa em São João e o Hospital Regional Manoel de Sousa Santos em Bom Jesus, são as cinco unidades que estão em processo de habilitação dentro do Piauí.


Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: hospital, equipe, materno