Profissionais de saúde em protesto pedem pagamento de salário em atraso em Floriano

09/06/2020 14h41


Fonte G1 PI

Vários profissionais de saúde que atuam no setor de Covid-19 do Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, a 244 km de Teresina, realizaram protesto na manhã desta terça-feira (9) em frente ao hospital. Eles pedem o pagamento de salários em atraso, dentre outras reivindicações.

O fisioterapeuta Sérgio Gustavo disse que os profissionais, selecionados por meio de teste seletivo, não recebem salários desde que começaram a trabalhar no combate à Covid-19, há cerca de dois meses.
Imagem: Aparecida Santana/ TV ClubeProfissionais de saúde fizeram protesto em Floriano, no Piauí.(Imagem:Aparecida Santana/ TV Clube)Profissionais de saúde fizeram protesto em Floriano, no Piauí.

Outra reivindicação, é o pedido de pagamento de 40% de taxa de insalubridade, devido ao risco que os profissionais correm ao exercer suas funções. O pagamento é solicitado por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos e maqueiros.

"Aqui já foram 20 profissionais infectados, além de muitos afastados ou pela doença, ou por serem de risco ou por não estarem recebendo. Então sobrecarrega quem fica",
disse.

A técnica em enfermagem Marina Siqueira também falou de outro problema: a lotação dos profissionais em unidades de saúde distantes de onde moram.

"As pessoas já estão sem receber e ainda gastando para trabalhar, porque precisam ficar em outra cidade. Mesmo morando e trabalhando no mesmo local, muitos gastam para ficar longe de seus familiares, pelo risco de transmissão de Covid",
disse.

No protesto, que aconteceu no início da manhã, os profissionais fizeram um ato silencioso que aconteceu na porta de entrada do setor Covid do hospital. Com cartazes em mãos, os trabalhadores pediram que seus pedidos sejam atendidos.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano