Professor da Uespi de Floriano promove projeto para fortalecer educação básica
08/05/2025 08h30Fonte Governo do PiauÃ
O Prof. Dr. Stanley Braz, da Universidade Estadual do Piauí, Campus de Floriano, teve projeto aprovado com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi). A iniciativa do projeto visa uma formação mais completa para professores de geografia da rede pública e acadêmicos que moram no território de desenvolvimento do Vale dos Rios Piauí e Itaueiras.“A ideia é contribuir com a formação continuada dos professores e construir um novo ensino de geografia, que desconstrua as práticas decorativas na sala de aula, além de levar os alunos a terem um raciocínio geográfico”, explicou o professor sobre o objetivo do projeto.
Projeto contribui com a comunidade acadêmica interna e externa
Durante a realização do projeto, serão estabelecidos diferentes módulos, que serão divididos e executados de forma remota, contemplando as atividades para os participantes:
Módulo 01 – Práticas Pedagógicas Inovadoras;
Módulo 02 – Metodologias Inovadoras de Ensino aplicadas ao ensino de Geografia;
Módulo 03 – Recursos Tecnológicos aplicados ao ensino de Geografia;
Módulo 04 – Elaboração de instrumentos avaliativos, somativos e colaborativos.
Para o Prof. Dr. Stanley Braz, o curso proporciona o fortalecimento educacional para os estudantes da comunidade acadêmica e do ensino básico. “Aprender o processo de construção da aprendizagem que leve os alunos a construírem um raciocínio geográfico embasado por práticas pedagógicas coesas”, afirmou.
Quem pode participar do projeto?
O curso está ofertando 20 vagas para professores que atuam na educação básica da rede pública de ensino e 20 vagas para acadêmicos da Uespi. Segundo o Prof. Dr. Stanley Braz, a escola do professor que tiver melhor desempenho terá benefícios destinados à instituição. “A escola do professor com melhor desempenho ganhará uma sala de metodologias ativas contendo: 01 projetor de imagem, 05 mesas redondas e 05 cadeiras, e uma pintura de identidade visual na sala, para desenvolvimento de atividades com metodologias ativas em grupo”, afirmou.
As inscrições do curso serão abertas a partir do dia 15 de maio e seguem até o dia 30 de maio, com data prevista para iniciar dia 13 de junho, de forma remota. Além da inscrição, é necessário que os professores enviem o comprovante de vínculo com o serviço público e os estudantes, o comprovante de matrícula.
As inscrições e o envio de comprovantes exigidos devem ser feitos através do link: https://forms.gle/3yuntrPQkKteT9Wc7.
Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews