PROCON de Floriano recebe denúncias de irregularidades nas atividades de compra premiada

05/03/2013 12h22

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: FlorianoNewsPROCON de Floriano recebe denuncias de irregularidades nas atividades de compra premiada.(Imagem:FlorianoNews)PROCON de Floriano.

As denúncias ao Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), de irregularidades nas atividades de compra premiada em Floriano se iniciaram a partir de diversas reclamações relacionadas a supostas infrações nos sorteios de motocicletas e outras mercadorias. Os consumidores que se sentiram lesados chegaram a formar uma comissão para apresentar as irregularidades ao PROCON e requerer que medidas fossem tomadas.

Segundo a representante do PROCON de Floriano, Ivone, diariamente o órgão tem recebido uma média de duas a três reclamações de pessoas que tiveram o seu contato de compra premiada quitado ou contemplado, mas que a empresa não tem cumprido sua parte nesse contrato, que seria entregar o produto ou devolver o dinheiro dos contemplados.

“Do final do mês de dezembro até esta data, há uma média de 40 reclamações. Nessa manhã houve a média de 12 pessoas, que vieram em representação a uma camada mais significativa desse problema, que inclui Floriano e região”, disse.

Após visitar o PROCON, o grupo de pessoas foi conversar com o representante do Ministério Público, Dr. José de Arimatéia, que é o representante legal de direitos difusos e coletivos.

O consórcio é um sistema de compra formado por grupos de pessoas e quotas, que funciona como um financiamento convencional, só que neste caso, o prazo do recebimento do produto ou serviço depende de um sorteio.

Quem é sorteado antes, recebe o prêmio; quem não é, pode ter que esperar até quitar todas as prestações estipuladas. Mas ninguém deixa de pagar o valor total do produto e muito menos perde o dinheiro que investiu. Ao terminar o prazo do consórcio, todos saem com uma carta de crédito no valor do bem.