Processo de carga e lacre das urnas eletrônicas é realizado no Cartório Eleitoral de Floriano

21/09/2022 10h32

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: FlorianoNewsProcesso de carga e lacre das urnas eletrônicas é realizado no Cartório Eleitoral de Floriano.(Imagem:FlorianoNews)Processo de carga e lacre das urnas eletrônicas é realizado no Cartório Eleitoral de Floriano.

Foi realizado na manhã desta quarta-feira (21), no Cartório Eleitoral o processo de carga e lacre das urnas eletrônicas das zonas eleitorais de Floriano que serão utilizadas no primeiro turno das Eleições Gerais de 2022. No município, o procedimento teve início na terça-feira (20).

Carga e lacre, ação que acontece logo após a geração de mídias, consiste na transferência para as urnas eletrônicas dos dados dos eleitores, de acordo com as seções eleitorais, bem como dos candidatos que concorrerão nas eleições. Em seguida, são colocados os lacres nos compartimentos das máquinas, devidamente assinados pelos juízes eleitorais das respectivas zonas eleitorais, promotores e representantes de partidos e coligações, convocados para acompanhar todo o processo.

“Depois das mídias que foram geradas ontem acontece à preparação das urnas, ou seja, é feita a carga delas também em cerimônia pública, infelizmente não contamos com os delegados fiscais de partido, embora tenha sido feito a intimação na forma da lei, sendo convidadas as mesmas autoridades para as mídias. Essa preparação acontece em duas etapas. A primeira etapa é a mídia de carga gerada, que são usadas para instalação do sistema operacional e de programas bibliotecas e dados eleitorais nas urnas, depois são instaladas as mídias de votação e de resultado. A segunda operação é realizada testes para comprovar que a urna está funcionando corretamente”, disse Costa Neto, juiz titular da 9ª e 61ª Zona Eleitoral.
Imagem: FlorianoNewsCosta Neto, juiz titular da 9ª e 61ª Zona Eleitoral.(Imagem:FlorianoNews)Costa Neto, juiz titular da 9ª e 61ª Zona Eleitoral.

Na manhã de terça-feira (20), foram gerados pelo sistema do TSE os conteúdos das mídias que são inseridas nas urnas, sendo os dados dos candidatos e dos eleitores que votam na seção na qual aquela urna vai ser instalada e a outra mídia é a que vai coletar os dados da votação.

Entenda o processo

De acordo com o disposto nos artigos 83 e 84 da Resolução TSE nº 23.669/2021, as zonas eleitorais, em dia e horário previamente indicados em edital de convocação, realizam a cerimônia pública de preparação das urnas para o pleito.

Considerando a importância do evento, aberto ao público, com participação da imprensa, dos partidos políticos, de candidatos, de representantes do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil, é imprescindível a participação do Juiz Eleitoral para presidir a cerimônia de carga e lacre.

Na ocasião, as urnas são configuradas para as seções eleitorais, primeiro com a inserção do cartão de memória, contendo as informações de candidatos, cargos e os eleitores que votam na referida seção. Em seguida, é realizado o teste da urna para verificar se os dispositivos estão funcionando corretamente.

Por fim, todos os compartimentos da urna são lacrados e o equipamento já identificado por município, local de votação e seção eleitoral é guardado na sua respectiva caixa. Os lacres são assinados pelo juiz eleitoral e por todas as autoridades presentes.

Ao final da cerimônia, na presença de todos, é realizada auditoria por amostragem das urnas preparadas, conforme determinado no art. 86 da Resolução TSE nº 23.669/2021 e nos artigos 37 a 40 da Resolução TSE nº 23.673/2021.

Importância

Essa auditoria é a mais importante de todo o processo eleitoral, pois é realizada em todas as zonas eleitorais do país, garantindo ampla amostragem e significativa publicidade dos procedimentos. A cerimônia tem grande relevância, pois se insere no contexto do combate à desinformação, na medida em que funciona como uma das muitas demonstrações de transparência e confiabilidade do processo de votação eletrônica no Brasil.

Tópicos: processo, carga, urnas