Prefeito Gilberto Júnior recebeu representantes de Comunidade Terapêutica

13/03/2014 08h41

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


O Prefeito de Floriano Gilberto Júnior recebeu na tarde da última quarta-feira (12), representantes da Comunidade Terapêutica Shalom, nas dependências da Prefeitura Municipal. Participaram também da reunião o Promotor de Justiça Carlos Washington, Delegado Luciano Alcântara e o Subcomandante do Ronda Cidadão Tenente Hinelly Maia.

Vários assuntos foram discutidos na reunião, entre eles, a criação do Conselho Municipal de Enfrentamento as Drogas para buscar recursos e a ampliar o apoio à entidades instaladas no município que prestam apoio a quem enfrenta problemas de dependência química.

Imagem: FlorianoNewsPrefeito Gilberto Júnior recebeu representantes de Comunidade Terapêutica.(Imagem:FlorianoNews)

Na ocasião, o gestor municipal ressaltou que as casas de recuperação fazem um trabalho bastante salutar na cidade de Floriano com a retirada de muita gente do uso de drogas.

“A gente se reuniu com várias autoridades, pessoas entendidas no assunto para ver como a Prefeitura Municipal poderá também contribuir nesse sentido”, disse Gilberto Júnior.

Imagem: FlorianoNewsPrefeito Gilberto Júnior (Imagem:FlorianoNews)Prefeito Gilberto Júnior

De acordo com os representantes da comunidade Shalom que atende atualmente 12 jovens, nos últimos anos vêm sendo observado o aumento de mulheres usuárias de drogas, ou seja, tem mais mulheres dependentes químicas do que homens. E em Floriano não existe casa de acolhimento para mulheres. Mas com a criação do Conselho, espera-se estruturar as comunidades terapêuticas para iniciar o tratamento feminino.

Imagem: FlorianoNewsPrefeito Gilberto Júnior recebeu representantes de Comunidade Terapêutica.(Imagem:FlorianoNews)

Para fortalecer o trabalho no município e ampliar o atendimento de tratamento e combate às drogas, o Conselho deverá ser formado por representantes do poder público municipal, promotoria, policias militar e civil, como também integrantes da Rede Estadual de Enfrentamento as Drogas e a comunidade florianense.

“Com o apoio da rede estadual e a criação do conselho municipal de enfrentamento as drogas, ficará mais fácil conseguir recursos e apoio de outras entidades para estruturar as comunidades terapêuticas de Floriano, além de adaptar uma das casas de acolhimento para atender as mulheres usuárias de drogas que buscam tratamento,” ressaltou o gestor municipal.

Imagem: FlorianoNewsPrefeito Gilberto Júnior recebeu representantes de Comunidade Terapêutica.(Imagem:FlorianoNews)

Outras reuniões ainda deverão ser realizadas e demais pontos acertados entre os representantes das entidades para criação definitiva do conselho.

As Comunidades Terapêuticas têm por objetivo o tratamento de dependentes de álcool e outras drogas, visando não somente promover a abstinência, mas, também, colocar à disposição do ser humano, possibilidades de viver experiências significativas, através de uma vivência comunitária, proporcionando-lhe uma reorientação que o torne capaz de desenvolver seu potencial humano.





*Com informações da Secom