Prefeito de Floriano faz balanço de 2013 e aponta metas para 2014

31/12/2013 15h08


Fonte SECOM

A realização do sonho da Nova Rodoviária, a entrega de quase 500 casas logo no primeiro ano e a conquista da retirada do nome da Prefeitura de Floriano da situação de inadimplência junto a órgãos federais e estaduais - essas foram algumas das ações consideradas como destaque pelo próprio Prefeito Gilberto Júnior ao fazer uma avaliação de 2013.

A construção da Nova Rodoviária já vinha se arrastando há mais de dez anos e o povo de Floriano já tinha quase perdido a esperança de concretização dessa obra. O Governo do Estado, que tinha terminado de reformar totalmente o aeroporto de Floriano, foi decisivo e, graças ao empenho do Secretário de Transporte Avelino Neiva, a construção ganhou ritmo acelerado. O Prefeito Gilberto Júnior queria e conseguiu que esse fosse um dos grandes presentes para a cidade no seu aniversário de 116 anos de emancipação política. A inauguração foi em 05 de julho (na semana do aniversário) e o funcionamento do terminal se deu dois meses depois.

Imagem: SECOMPrefeito de Floriano faz balanço de 2013 e aponta metas para 2014.(Imagem:SECOM)

As casas do Conjunto Filadelfo Freire de Castro (492 unidades pelo Programa Minha Casa Minha Vida) foram entregues em novembro. Para isso houve um esforço enorme por parte dos servidores municipais e da Caixa Econômica Federal. O processo de inscrição se deu através da internet e mais de 10 mil pessoas fizeram cadastro. O meio democrático e transparente, de certo modo, deu margem a pessoas que não se incluíam nos critérios do programa, ou que não tinham prioridade, concorrecem a uma casa. Isso era orientação do programa mas trouxe muita dificuldade.

"Felizmente tivemos todo um monitoramento dos órgãos públicos interessados legalmente, como a Caixa, o Ministério Público, o Conselho de habitação, etc. Isso garante a completa transparência", disse Gilberto Júnior.

A CEF também resolveu dar fim também a outro problema muito antigo - o dos moradores contemplados, mas que não receberam casas no Conjunto Taboca (hoje denominado de Gabriel Kalume). Cerca de 50 unidades foram destinadas a eles.

Imagem: SECOMPrefeito de Floriano faz balanço de 2013 e aponta metas para 2014.(Imagem:SECOM)

Para Gilberto Júnior, 2013 foi um ano difícil, pois a Prefeitura foi encontrada em estado de inadimplência com órgãos federais, sem conseguir celebrar convênios, lidando constantemente com riscos de bloqueios bancários, cortes de telefone, água e energia, salário dezembro/2012 em aberto, parcelamentos vencidos, centenas de ações judiciais, etc. Além de tudo isso, pouquíssimas eram as informações deixadas no número reduzido de computadores encontrados. Os veículos a serviço do município eram escassos.

"O grande desafio foi arrumar a casa e realizar as ações naturais da administração pública", acrescentou.

Mesmo assim, o Prefeito pontua ações importantes nesse primeiro ano, tais como:
- Realização do carnaval/2013 - escolhido o melhor do Piauí.
- Apoio ao esporte - amador, Interiorano, suburbano e profissional. Jogos escolares envolvendo estudantes da zona urbana e zona rural.
- Apoio ao teatro e à cultura.
- Revitalização da feira agropecuária com a primeira Agrosul.
- Na páscoa, Quatro mil Cestas básicas para famílias.
- União de forças para uma grande ação global realizada em maio/13.
- Cidade Junina - A maior festa junina de todos os tempos de Floriano.
- Aniversário da cidade com inaugurações, eventos religiosos de grande porte (Tony Alisson, Irmão Lázaro e Margareth Meneses).
- O novo formato do dia da pátria, em novo horário aprovado por todos.
- Contracheque on line para o servidor municipal.
- Nota fiscal eletrônica.
- Ruas mais limpas, centro e bairros mais iluminados, ações planejadas com a participação das comunidades para capina em todos os bairros e recuperação de estradas na zona rural.
Início da reforma administrativa.
- Cidade sinalizada e medidas para melhorias no transito. Quatro veículos adquiridos (3 motos e 1 camionete) para a gestão do trânsito.
- Destravamento das obras há muito tempo paralisadas: Praça PEC, Mercado do Cruzeiro e Praça São José Operário.
- 10 Conferências Municipais para definição de políticas públicas para a cidade, educação, saúde, meio ambiente, juventude, igualdade racial e outros temas.
- Merenda escolar de qualidade desde o primeiro dia de aula, renovação de carteiras, aumento de 2 para 7 ônibus escolares personalizados, bicicletas para melhor acesso a escolas na zona rural, fim da era de transporte de alunos em carroceiras.
- Aumento de 2 para 8 tratores para assistência ao homem do campo.
- Mais máquinas e veículos para o município, sendo 3 recebidos em parceria com o Governo Federal.
- Reaparelhamento de postos de saúde, regularização na distribuição de medicamentos básicos, melhores condições dos CAPS e órgãos da assistência social.
- Dentro do programa Minha Casa Minha Vida, ações avançadas para que em 2014 sejam construídas cerca de mil unidades no município.
- Desobstrução de ruas e riachos.
- Início da reforma administrativa.
- Programa de arborização de praças.

Para 2014, já estão encaminhadas parcerias, convênios, participação popular no orçamento, calçamentos, asfalto, concurso público, valorização do servidor público municipal, mais avanços na educação, saúde e geração de emprego. Já em janeiro está programado o lançamento do Parque Beira Rio.

Imagem: SECOMPrefeito de Floriano faz balanço de 2013 e aponta metas para 2014.(Imagem:SECOM)

Imagem: SECOMPrefeito de Floriano faz balanço de 2013 e aponta metas para 2014.(Imagem:SECOM)


Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews