Pr. Manoel Antônio fala do centenário da Igreja Evangélica Batista
16/05/2014 09h30Após 35 anos de Ministério na Igreja Evangélica Batista, o Pastor Manoel Antônio de Freitas deixará a liderança e realizará a transmissão de cargo para o Pastor José Alécio. A cerimônia que acontecerá na noite de sábado, 17 de maio, faz parte da programação do centenário da Igreja Batista.
Na manhã da última quinta-feira (15), o Pr. Manoel Antônio de Freitas concedeu uma entrevista a reportagem do Portal FlorianoNews, onde falou sobre o centenário da igreja no município de Floriano.
“O tempo chegou com brevidade e me surpreende especialmente esses últimos meses, parece que as horas passavam mais rapidamente, precisamente neste mês de maio a correria que temos tido diante da programação prevista para o centenário e finalmente neste dia dezesseis de maio, estamos para essa realização especial dentro dessa comemoração de cem anos de trabalho Batista aqui na cidade de Floriano, um pioneirismo em quase todas as áreas do mundo evangélico”, disse.
Segundo o Pr. Freitas a comemoração alusiva ao templo contará com uma programação exclusiva, onde todos os presentes terão a oportunidade de ouvir uma centenária, alguém que quando a igreja se organizou estava no ventre da mãe, que estará na noite desta sexta-feira (16) dando um testemunho da experiência pela qual a igreja passou e diante da qual ela tem sido altamente vitoriosa.
Imagem: FlorianoNews Pr. Manoel Antônio de Freitas
Pr. Manoel Antônio de Freitas
 Pr. Manoel Antônio de Freitas
Pr. Manoel Antônio de FreitasDe acordo com o evangélico, a primeira Igreja Batista foi iniciada onde então era a Farmácia Rocha, na Avenida Getúlio Vargas, sendo o pioneiro Manoel Dias de Freitas juntamente com sua esposa Maria Freitas.
“Coincidentemente o Manoel estará culminando após cem anos, então, começou com Manoel e Maria está terminando com Manoel e Maria, é uma coisa muito sublime para esta comemoração”, disse.
Segundo o Pr. Freitas, inicialmente qualquer trabalho pioneiro requer muita resignação e muita renúncia, e na fundação da Igreja Batista, não foi diferente. Quando o trabalho teve início no primeiro prédio houve perseguição, já que a igreja quando se abriu sofreu um apedrejamento que causou um impacto muito grande, e ao invés do povo reagir negativamente, o mesmo serviu como estímulo para aqueles irmãos seguirem na obra.
Logo após, a igreja comprou o terreno na Avenida Eurípedes de Aguiar onde começou construir seu templo, em 1932. O trabalho prosseguiu, e atualmente a Igreja Batista totaliza em 14 templos espalhados nos estados do Piauí e Maranhão.
“Nós temos uma participação ativa de irmãos que saíram daqui especialmente no meu pastorado, organizamos sete novas igrejas e oito jovens estudaram e hoje são pastores no Brasil e no exterior, então esse tempo em que nós estivemos aqui tem sido altamente abençoado”, finalizou.
Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano












 
                     
                     
                     
                     
                     
                    