Polícia de Floriano alerta sobre riscos de divulgação em redes sociais após roubo de veículos

03/08/2023 10h11

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: Reprodução/InstagramClique para ampliarPolícia de Floriano alerta sobre riscos de divulgação de informações pessoais em redes sociais após roubo de veículos.(Imagem:Reprodução/Instagram)

Nas redes sociais, é comum observarmos pessoas que, vítimas ou amigos de vítimas de roubo ou furto de veículos, utilizarem as plataformas para divulgar imagens dos carros roubados com o intuito de obter ajuda para localizá-los. No entanto, a Delegacia de Polícia de Floriano alerta sobre os riscos dessa prática, pois pode abrir brechas para a ocorrência de outros crimes, como estelionato e extorsão.

Com frequência, as vítimas compartilham fotos do veículo roubado e os detalhes do ocorrido, muitas vezes antes de formalizar a ocorrência na delegacia, incluindo seus próprios números de telefone como contato. Embora seja compreensível a urgência em recuperar o patrimônio, essa atitude pode fornecer informações valiosas aos criminosos, que podem utilizar esses dados para aplicar golpes e extorsões.

Ao dar publicidade ao crime sofrido e expor informações pessoais como nome, telefone e endereço, a vítima inadvertidamente possibilita que criminosos habilidosos no estelionato e em outras práticas delituosas usem essas informações para enganá-la. Um golpista, ao ter acesso a tais dados, pode entrar em contato com a vítima e alegar saber a localização do veículo roubado, exigindo uma recompensa financeira para fornecer a suposta informação. Essa tática de extorsão pode colocar a vítima em uma situação ainda mais vulnerável e perigosa.

A Delegacia de Floriano reforça seu compromisso no combate à criminalidade e pede à população que, em casos de roubo ou furto de veículos, evite compartilhar dados pessoais em anúncios nas redes sociais. Em vez disso, a orientação é que qualquer informação sobre a localização do veículo seja diretamente repassada à Polícia.

É fundamental que a comunidade se conscientize dos riscos envolvidos e colabore com as autoridades, fornecendo informações relevantes sobre os casos de roubo e furto, para que a polícia possa agir de forma eficiente no combate à criminalidade.

A polícia ressalta que, ao ser vítima de roubo ou furto de veículo, a primeira atitude a ser tomada é registrar o fato na delegacia de polícia mais próxima, fornecendo todas as informações relevantes para a investigação. A partir daí, a polícia utilizará seus meios e canais oficiais para lidar com o caso e buscar a recuperação do veículo roubado.



*Com informações da Polícia Civil de Floriano


Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano

Tópicos: floriano, delegacia, roubo