Pentavalente chega às Unidades Básicas de Saúde de Floriano

23/01/2020 14h10


Fonte Secom

A rede vacinal da Secretaria de Saúde de Floriano está abastecida. Na manhã dessa quarta-feira (22), as doses chegaram na 10ª Regional de Saúde e estão sendo distribuídas para todas as UBS"s da cidade. A população já pode se dirigir aos postos.

Segundo Pollyane Pires, coordenadora de vacinação de Floriano, a previsão inicial era de que a região de Floriano recebesse mil doses, mas esse número foi dobrado. A Regional de Saúde atende 27 municípios.

Floriano recebeu 600 doses de vacina Pentavalente. A vacina é uma composição combinada que previne cinco doenças: tétano, hepatite B, coqueluche, difteria e meningite (causada pela Haemophilus influenza tipo B). É oferecida no primeiro ano de vida do bebê e tem o intuito de reduzir o número de injeções a serem aplicadas, envolvendo diversas imunizações em uma só aplicação.

A rede municipal de saúde tambem recebeu 500 doses da vacina Rotavírus que protege contra as gastroenterites causadas pelo rotavírus. Sua aplicação é via oral, em duas doses.

A Coordenação de Imunização confirmou também o recebimento de 200 doses de vacina DPT (Tríplice Bacteriana) que protege a criança de três doenças: Difteria, tétano e coqueluche. Ela é indicada apenas para crianças de 15 meses a menores de 7 anos e são contraindicadas para pessoas acima dessa idade - ou seja, elas não são aplicadas em jovens em idade reprodutiva, por isso não estão relacionadas aos casos de microcefalia registrados no Brasil.

Também está garantida 500 doses da Vacina Oral Contra Poliomielite (VOP) indicada para a prevenção dos casos de poliomielite.

Tópicos: floriano, vacina, doses