Parlamentares de Floriano debatem limpeza urbana e apontam soluções
20/02/2026 08h51Fonte Câmara Municipal de Floriano
Imagem: CMF
Vereador João Neto
Vereador João NetoNa sessão ordinária dessa quinta-feira, 19, na Câmara Municipal de Floriano, a limpeza pública da cidade voltou a ser tema de debate entre os parlamentares. E foi objeto de um projeto de lei apresentado pelo vereador João Neto, segundo ele, para otimizar o serviço em Floriano.
O Projeto de Lei 020/2026, apresentado pelo parlamentar, propõe a instituição de um “Programa Municipal de Limpeza Urbana Comunitária e Educação ambiental”. A ideia é permitir ao município a realização de mutirões em parceria com associações de bairros e entidades civis, permitindo a contratação temporária dos moradores para a limpeza pública.
“Queremos que essa lei seja um instrumento para impulsionar a educação ambiental e a limpeza, para melhorar esse serviço que é deficitário na cidade”, defendeu João Neto.
Sobre o tema, o vereador Danilo Martins criticou a ineficiência da prestação do serviço de capina e limpeza, especialmente nos bairros periféricos e destacou a necessidade de sensibilizar os moradores para manter a cidade limpa. Para ele, a “limpeza pública é um gargalho”, que precisa ser revolvido. Salomão Holanda e Carlos Eduardo também criticaram o serviço e propuseram uma reunião com o prefeito para que os vereadores também possam opinar na busca de soluções.
Já o vereador David Oka lembrou que a Secretaria de Meio Ambiente faz um trabalho efetivo de educação ambiental, mas que esbarra na falta de consciência de sujões que insistem em jogar lixo na rua.
“Seria de grande valia se os próprios moradores denunciassem os sujões ou fossem instaladas câmeras de monitoramento, especialmente em locais de frequente despejo de lixo, para que os sujões pudessem ser responsabilizados”, afirmou.
Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano










