Parceria entre Prefeitura e SICREDI vai capacitar professores e alunos em educação financeira

13/03/2024 11h04


Fonte Secom

Imagem: SecomParceria entre Prefeitura e SICREDI vai capacitar professores e alunos em educação financeira.(Imagem:Secom)Parceria entre Prefeitura e SICREDI vai capacitar professores e alunos em educação financeira.

Nessa terça-feira, 12 de março, foi dado mais um passo para a efetivação de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Floriano e a Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento SICREDI Evolução, para desenvolver o Programa Educacional "Cooperação na Ponta do Lápis", que vai transformar os professores da Escola Municipal Antônio Guilherme, em multiplicadores de uma habilidade importante para todas as pessoas: a educação financeira!

O acordo de cooperação foi firmado em 8 de fevereiro passado, entre o prefeito, Antônio Reis, a gerente da agência SICREDI/Floriano, Marli Moreira, e o secretário municipal de Finanças, Lauro Cronemberger. Segundo o secretário, o acordo nasceu de uma iniciativa mútua da gestão municipal e da Sicredi, para que a instituição parceria da prefeitura pudesse fornecer algum conteúdo a mais para as crianças.

“É um formato novo que estamos trabalhando com os parceiros da prefeitura, para que possam agregar algum serviço ou benefício a mais para o servidor, para os alunos ou para a população”, explicou.
Imagem: SecomParceria entre Prefeitura e SICREDI vai capacitar professores e alunos em educação financeira.(Imagem:Secom)

Nesta primeira edição, a Escola Municipal Antônio Guilherme foi a contemplada pelo acordo. Hoje à tarde, o prefeito Antônio Reis, os secretários municipais e a gerente da Sicredi entregaram os kits iniciais da capacitação aos professores, que será ministrada durante 8 meses, totalmente on-line. Uma das estratégias da cooperativa para incentivar o interesse e aprendizado das crianças, é repassar o conteúdo em uma linguagem lúdica, desenvolvido com historinhas da Turma da Mônica, através de uma parceria do SICREDI com o Instituto Maurício de Souza, e também com cineminha.

De acordo com Marli Moreira, através da Jornada de Educação Financeira, os alunos aprenderão sobre mercado financeiro, como economizar, a gastar com equilíbrio, a não desperdiçar, entre muitos outros ensinamentos.

“Vamos começar com uma escola da educação infantil do município, mas esperamos avançar muito mais com essa atividade de formação financeira e social, não só na escola pública, mas na privada também”, disse. Para o secretário de educação, Nylfranyo Ferreira, “essa iniciativa vai promover tanto a capacitação dos professores, que serão os multiplicadores, quanto o desenvolvimento da comunidade escolar, porque o que os alunos aprenderem em sala de aula, levarão para suas casas e suas vidas”, concluiu. Ao final da capacitação, todos os professores receberão certificados.
Imagem: SecomParceria entre Prefeitura e SICREDI vai capacitar professores e alunos em educação financeira.(Imagem:Secom)

Tópicos: escola, professores, sicredi