Para homenagear aposentados, Sinte Floriano prepara programação especial

18/01/2022 11h32

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


A direção do Sinte-PI, Regional de Floriano, através da Secretaria de Aposentados realizará uma programação especial que vai marcar as comemorações pelo Dia do Aposentado, celebrado dia 24 de janeiro.

De acordo com a professora Léa Almeida, as atividades começam na quarta-feira (25), com uma celebração eucarística na Catedral São Pedro de Alcântara, às 17h30.

Na quinta-feira, dia 27, acontecerá uma tarde de lazer com música ao vivo, sorteio de brindes e muita animação, no Clube do Professor, localizado na Rodovia BR-343, 0SN.
Imagem: FlorianoNewsLéa Almeida, presidente do Sinte - Regional de Floriano.(Imagem:FlorianoNews)Léa Almeida, presidente do Sinte - Regional de Floriano.

Origem do Dia dos Aposentados

O Dia Nacional dos Aposentados é comemorado anualmente em 24 de janeiro. Esta data é destinada a homenagear os profissionais que se dedicaram a vida inteira ao trabalho e agora usufruem de um merecido descanso. No nosso país os aposentados desfrutam dos benefícios da previdência social, recebendo do governo uma remuneração por todos os anos de serviços prestados ao país.

De acordo com a legislação brasileira, existem cinco categorias específicas de aposentadoria: a compulsória, a especial, por idade, por invalidez ou por tempo de contribuição.

Esta data foi criada em homenagem à instituição da primeira lei brasileira destinada à previdência social, em 24 de janeiro de 1923, pelo então presidente Artur Bernardes: a Lei Eloy Chaves.

O Decreto de Lei nº 6.926/81 determinou o dia 24 de janeiro como o Dia Nacional dos Aposentados no Brasil.

Tópicos: janeiro, sinte, aposentados