Palestra de instrução de apicultores é realizada na comunidade Morrinhos em Floriano

20/05/2021 14h33


Fonte SECOM

Nesta quarta-feira (19), a Prefeitura de Floriano através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, realizou um evento na comunidade Morrinhos, zona rural do município. O momento faz parte do ciclo de consultoria cedidos pelo SEBRAE, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, vinculado ao programa AgroNordeste, com duração de dois anos.

A parceria foi firmada através de uma reunião do secretário de Desenvolvimento Rural, Danillo Martins, Pablo Enrique, diretor de departamento da Defesa Civil e diretora Flávia, juntamente com a diretora Regional do SEBRAE/Floriano, Mayre Kalume, onde foi feita a indicação de dois grupos de apicultores no município de Floriano, sendo contempladas as comunidades Bom Sucesso e Morrinhos, e alguns outros apicultores individuais.

Imagem: SECOMPalestra de instrução de apicultores é realizada na comunidade Morrinhos em Floriano(Imagem:SECOM)
A ação de consultoria iniciou nesta quarta (18) com o primeiro evento realizado na comunidade Morrinhos e terá continuidade pelo período de dois anos, por meio de acompanhamentos, uma ou duas vezes por mês, a depender da necessidade e demanda dos apicultores. De início, um consultor designado pelo SEBRAE se manterá a frente da consultoria aos apicultores.

O evento foi focado no manejo Entressafra ou manejo de alimentação. São ações que o apicultor precisa estar atento e serve como forma de prevenir o apicultor durante o período de estiagem, pois as abelhas necessitam de alimentação protéicas e energéticas durante o anob todo. No período que antecede o período chuvoso na região Nordeste, o andamento da produtividade das abelhas pode ser prejudicado, e com isso é necessário o manejo de Entressafra e/ou Alimentar, com a introdução de alimentação artificial para que as abelhas possam ser supridas de alimentação energética e protéicas.