Palco Giratório do Sesc traz a Floriano espetáculo de dança "Cavalo Marinho"

13/04/2019 09h52

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


O segundo espetáculo do Palco Giratório no Piauí é “Cavalo Marinho”, do grupo pernambucano Cavalo Marinho Estrela de Ouro.

Em Floriano a apresentação do espetáculo será neste sábado (13), às 18h00, na Comunidade Quilombola Mimbó. A classificação é livre. A oficina “A Dança do Cavalo Marinho”, com o grupo será no domingo, dia 14 de abril, das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00, no Teatro de Arena do Sesc. A inscrição também é 1kg de alimento não perecível. Serão oferecidas 15 vagas para bailarinos, diretores, atores, professores e estudantes.

Imagem: DivulgaçãoPalco Giratório do Sesc traz a Floriano espetáculo de dança

Contendo música, dança e teatro, o Cavalo Marinho é uma brincadeira típica de algumas cidades da Zona da Mata Norte de Pernambuco. Ao som da rabeca, do pandeiro, da bage e do mineiro, começa com trupés e pisadas e segue com as entradas e saídas das figuras que podem ser de animais ou trajando máscaras de couro, papel machê, goma e carvão. Durante a brincadeira surgem várias figuras que trazem a reflexão sobre as relações de poder, opressor e oprimido, patrão e empregado. Ao fim, surge o boi assinalando o término do brinquedo e o capitão, que com seu apito canta toadas de despedida.

Fundado por Mestre Biu Alexandre no dia 31 de julho de 1979, o Cavalo Marinho Estrela de Ouro tem, desde sua fundação, toda a sua família envolvida na brincadeira. Faz parte dos encontros de Cavalo Marinho em algumas cidades da Mata Norte e o mais conhecido na cidade Tabajara, em Olinda (PE), além das brincadeiras em sua sede. Em 2018 foi premiado como Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco.