Paixão de Cristo de Floriano: Produção revela bastidores da preparação do elenco no Rio de Janeiro

02/04/2022 22h01


Fonte Assessoria de Comunicação

A 27ª edição da Paixão de Cristo da cidade de Floriano (PI) promete ser uma das mais emocionantes já realizadas pelo Grupo Escalet de Teatro. Isto porque, após dois anos sendo transmitida apenas por canais digitais devido à pandemia, a encenação volta a acontecer com a presença de público e com grande elenco no Teatro Cidade Cenográfica.

Marcada para os dias 15 e 16 de abril, a Paixão de Cristo inicia seus trabalhos meses antes. Após a contratação do elenco convidado, que este ano conta com a participação de Caio Blat, como Jesus; Ana Cecília Costa, que irá viver Maria; Ernani Moraes, como Caifás; Leona Cavalli, que viverá Salomé; e Suely Franco como Herodias; uma equipe de produção de Floriano foi até o Rio de Janeiro fazer toda preparação.
Imagem: DivulgaçãoCaio Blat, como Jesus.(Imagem:Divulgação)Caio Blat, como Jesus.

“Essa imersão junto com os atores convidados já é de praxe. Nós nos encontramos no Rio de Janeiro e apresentamos o que é a Paixão de Cristo, a dinâmica do espetáculo, tentamos aproximar o elenco convidado do elenco local que está ensaiando em Floriano e, assim, instruímos toda preparação para cada personagem. Nessa incursão, aproveitamos também para gravar as vozes do espetáculo, pois, como o Teatro Cidade Cenográfica é a céu aberto e de grandes dimensões, precisamos utilizar desse recurso para que toda a plateia acompanhe a encenação”, detalha César Crispim, produtor da Paixão de Cristo de Floriano.

E foi durante essa viagem que as fotografias oficiais do evento também foram providenciadas. Para tanto, o Grupo Escalet conta com uma parceria de anos com o maquiador Fernando Ocazione e com a fotógrafa Cris Santos, que realizam um profundo estudo de referências para capturar as melhores imagens.
Imagem: DivulgaçãoLeona Cavalli, viverá Salomé.(Imagem:Divulgação)Leona Cavalli, viverá Salomé.

“Existe todo um trabalho de pesquisa e estudo de referência de acordo com a época em que se vai reproduzir essa atuação. Assim, a maquiagem ajudará a trazer mais veracidade ao que se quer representar e o personagem toma vida, facilitando a entrega do ator. São detalhes que fazem a diferença. Os atores são uma tela em branco. Figurino e maquiagem são ferramentas para essa construção”
, pontua Fernando.

Após esse processo, a fotógrafa Cris Santos assumiu as lentes e capturou a essência da Paixão de Cristo. “Maquiagem e fotografia caminham juntas. Por isso, eu e Fernando alinhamos o trabalho em conjunto, checamos a questão do cenário, iluminação e deixamos os atores confortáveis para externarem a essência dos personagens”,
finaliza.
Imagem: DivulgaçãoSuely Franco será Herodias. (Imagem:Divulgação)Suely Franco será Herodias.

Sobre a Paixão de Cristo

O Grupo Escalet apresenta, desde 1996, a maior Paixão de Cristo do Piauí, atraindo espectadores de todas as regiões, famílias, jovens e crianças, consolidando-se como um dos maiores eventos de cunho cultural e religioso do estado do Piauí e do Brasil.

O evento é gratuito e conta com patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado do Piauí/Secult, Governo do Estado do Piauí, Governo Federal, Lei Rouanet, Prefeitura de Floriano e apoio do Armazém Paraíba e Ferroleste.

Para mais informações: (89) 99454-6999 ou (89) 99425-9417
Site: www.paixaodecristopi.com.br/
Instagram: @paixaodecristopiaui @grupoescalet


Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: floriano, escalet, elenco