Paixão de Cristo traz atores famosos a Floriano

04/02/2015 13h56


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarPaixão de Cristo  traz atores famosos a Floriano.(Imagem:Divulgação)

Em parceria com o Governo do Estado do Piauí, o Grupo Escândalo Legalizado de Teatro (Escalet) vai realizar a 20ª edição da montagem do espetáculo Paixão de Cristo, em 2015.

Neste ano, a grande novidade é a estrutura do evento, que está sendo montada no Teatro Cidade Cenográfica em Floriano, com 45 mil metros quadrados. Os palcos que já eram grandes, vão ficar ainda maiores. Os palácios que representam a época de Cristo serão triplicados. No total, serão quatro cenários construídos e sete naturais.

Na montagem de 2015, haverá a presença de artistas de renome nacional, além de mais 350 atores e figurantes vão participar do elenco. O grupo estima que suas montagens já tenham sido vistas por mais de dois milhões de espectadores.

De acordo com um dos organizadores do evento, César Crispim, que foi escolhido como ator revelação na XIV Mostra de Teatro do Piauí, a encenação pode ser definida com duas palavras. “Fé e emoção definem o espetáculo que mostra a trajetória de Jesus, do batismo à ressurreição, e a consagrada e emocionante história da humanidade”, disse.

O espetáculo terá duas apresentações na cidade de Floriano, nos dias 3 e 4 de abril de 2015. A expectativa é de que 20 mil espectadores assistam à encenação em cada sessão. Crispim acrescenta que o evento traz muitos benefícios para o Estado, pois é importante para o turismo, valoriza as entidades envolvidas e ainda dá uma maior oportunidade de desenvolvimento autossustentável para os atores do Piauí.

“Com essa encenação, o turismo na região é potencializado, fortalece a cultura local, tornando-a um referencial forte para o país. Também promove o desenvolvimento e profissionalização dos artistas e técnicos envolvidos na atividade, principalmente os que se encontram fora do eixo do mercado de trabalho e oferece à classe artística a oportunidade de desenvolvimento autossustentável. Além disso, valoriza as entidades envolvidas, tornando-as um referencial forte e agradável para os cidadãos, ampliando o campo de atuação com ações inovadoras que estejam dentro da política cultural de cada entidade”, explicou César Crispim.

Sobre o Grupo

Fundado em 1987, por jovens da cidade de Floriano, o Grupo Escândalo Legalizado de Teatro (Escalet) realiza um trabalho sociocultural com crianças e adolescentes do Piauí, com o objetivo de mantê-los fora da zona de risco. Em 1992, sob a direção da atriz Lorena Campelo, o grupo estreou a primeira montagem teatral em Teresina, a Árvore dos Mamulengos, de Vital Santos.

Para consolidar o teatro no Estado e para reunir os artistas que surgiram ao longo das oficinas, o grupo implantou o projeto Cultura Viva ao Alcance de Todos, funcionando diariamente no Teatro Cidade Cenográfica. O Projeto atende mais de 600 crianças, jovens e adolescentes por ano nos cursos de teatro, cinema, dança cultura popular, artes plásticas e literatura.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano