Ovinocaprinocultores de Floriano são beneficiados com ações do projeto AgroNordeste do Sebrae

21/07/2023 22h01


Fonte Secom

Imagem: SecomOvinocaprinocultores de Floriano são beneficiados com ações do projeto AgroNordeste do Sebrae.(Imagem:Secom)Ovinocaprinocultores de Floriano são beneficiados com ações do projeto AgroNordeste do Sebrae.

Em mais uma ação realizada através da parceria da Prefeitura de Floriano, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento (SMDR), com o Sebrae/PI – Regional de Floriano, que desenvolve o projeto AgroNordeste junto a 40 ovinocaprinocultores da microrregião de Floriano atendidos pelo projeto Rural+, três equipes formadas por técnicos da SMDR e do Sebrae passaram a quinta-feira (20) visitando pelo menos 18 localidades, coletando amostras de fezes de caprinos e ovinos, para a realização de exames.

A ação iniciada na quinta seguiu durante a manhã desta sexta (21), com a análise do material coletado, com o uso da tecnologia de OPG, em laboratório móvel montado na própria secretaria. A realização dos exames foi acompanhada pelo prefeito Antônio Reis Neto, secretário da pasta, Chico Alves, dos consultores do Sebrae, veterinário Dr. Joaquim Bezerra e Carlos Neri, e zootécnicos da secretaria, Ricardo e professor Pedro Alves , veterinário Clemente Carvalho(SMDR), e Jean Eufrásio, diretor de Agricultura.

A proposta da ação, que integra as atividades do programa Rural+ desenvolvido pela SMDR, é melhorar a qualidade de vida dos animais com o diagnóstico, tratamento com campanha de vermifugação e controle de doenças parasitárias, de forma a organizar a produção dos criadores de caprinos e ovinos inseridos no projeto, promovendo, ainda mais, a melhoria genética dos rebanhos.

O Programa Rural+, implantado em 2022 pela Prefeitura de Floriano, beneficia 40 criadores de animais da microrregião, que foram contemplados com a doação, para cada um, ou de um reprodutor de caprino da raça Savana ou de um reprodutor de Ovino, da raça Berganês. A ideia da prefeitura é melhorar a qualidade genética de ovinos e caprinos, fortalecendo a cadeia produtiva de carne e leite desses animais. O programa Rural+ também vem desenvolvendo ações nas cadeias produtivas da Apicultura, Psicultura e Horticultura.


Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews