Oficina de combate a hanseníase capacita agentes de saúde e enfermeiros de Floriano

02/10/2017 15h00


Fonte SECOM

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (2), no auditório da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Semdas), a abertura da oficina "Ações de controle e combate à hanseníase em Floriano". Ministrada pela coordenadora do IntegraHans, Joelma Maria Costa, a oficina teve como público-alvo agentes comunitários de saúde e enfermeiros.

O evento, que terá duração de dois dias, acontece em parceria com equipes da UFPI e a Secretaria Municipal de Saúde. A ideia é discutir as formas de prevenção, diagnóstico, acompanhamento e abordagem junto à comunidade.

Imagem: SECOMOficina de combate a hanseníase capacita agentes de saúde e enfermeiros de Floriano.(Imagem:FlorianoNews)

A coordenadora de combate a hanseníase do município, Taís Trajano, explicou que o foco é capacitar os profissionais que estão mais próximos da comunidade quanto a abordagem e encaminhamento para as Unidades Básicas de Saúde. “Os agentes comunitários e enfermeiros são o elo principal entre as equipes e a comunidade, por isso precisam receber todas as informações para que este processo ocorra de forma satisfatória”, disse.

A oficina busca capacitar as equipes para o evento que será sediado em Floriano no dia 23 de outubro, por meio de uma equipe especializada do Ministério da Saúde, onde será promovida uma semana de atividades com a realização de treinamentos in loco, visitas às UBS e mutirão envolvendo toda rede de combate à tuberculose de Floriano.

Durante os primeiros oitos meses do ano, a Secretaria Municipal de Saúde contabilizou 52 casos de hanseníase, todos tratados e recebendo acompanhamento das equipes de saúde. Outra ação importante estacionará em Floriano nos dias 9, 10 e 11 de outubro, integrando as políticas de prevenção a doença, com a “Carreta da Saúde Ponto Final na Hanseníase”.

Imagem: FlorianoNewsOficina de combate a hanseníase capacita agentes de saúde e enfermeiros de Floriano.(Imagem:FlorianoNews)

Durante três dias serão oferecidos uma série de serviços à população com consultas dermatológicas, avaliação de manchas, realização de baciloscopia, teste rápido de sífilis e hepatite, aferição de pressão arterial e atualização de vacinas.

O secretário de Saúde, Enéas Maia, considerou que mesmo com uma reduzida incidência da doença em Floriano é preciso intensificar os trabalhos de prevenção. “Estamos trabalhando desde o início do ano para cumprirmos uma programação a fim de prevenir o avanço da hanseníase, que já foi superada em outros tempos e que voltou a ocupar espaço nos últimos anos no país. Nosso papel é desenvolver formas de prevenção e desmistificação quanto ao diagnóstico e tratamento, através de ações como esta e de outras que estarão chegando ao nosso município”, finalizou Enéas.

Imagem: FlorianoNewsDr. Enéas Maia(Imagem:FlorianoNews)

Imagem: FlorianoNewsOficina de combate a hanseníase capacita agentes de saúde e enfermeiros de Floriano.(Imagem:FlorianoNews)




Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook