OAB realiza neste domingo 2ª etapa do Exame da Ordem

11/11/2010 10h57


Fonte O Dia

Acontece neste domingo (14), a partir das 14h (horário de Brasília) a segunda etapa do Exame de Ordem da Ordem dos Advogados. As provas acontecem na Faculdade Santo Agostinho, na Avenida Valter Alencar, zona Sul de Teresina.

Uma das principais mudanças neste exame é a respeito da instituição responsável pela elaboração e a aplicação do
exame. Antes era a Cespe, agora é Fundação Getúlio Vargas. De acordo com o presidente da Comissão de Estágios e Exame de Ordem da OAB-PI e membro da Comissão Nacional, Antonio Wilson Soares Sousa, o principal objetivo da substituição foi uma adequação ao exame nacional.

No estado Piauí, na primeira fase foram 1.916 inscritos e destes passaram para segunda etapa 829. Estão participando do exame bacharéis de Teresina, Floriano, Picos e Parnaíba. Atualmente não precisa mais estar formado para participar do exame, basta cursar o 9º período do curso de Direito, sendo que só receberá o certificação após concluir o curso.

Nesta segunda fase o examinando precisa desenvolver duas peças de práticas profissionais e ainda mais cinco questões discursivas (questões- problema). São cinco as áreas do Direito abordadas: empresarial, administrativo, civil, penal e do trabalho. O participante faz a opção por qual tema trabalhar ainda no ato da inscrição.

Nesta prova é permitida a consulta de livros, mas apenas das leis, e não de livros com comentários de estudiosos.

O exame de ordem da OAB é realizado três vezes por ano, nos meses de janeiro, agosto e dezembro. Quem não é aprovado em um pode ou não fazer no próximo, ficando a critério de cada um.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano