OAB divulga lista de aprovados no Exame da Ordem 2010.3

24/02/2011 16h10


Fonte G1

A Ordem dos Adgovados do Brasil (OAB) divulgou a lista preliminar dos candidatos aprovados na primeira fase do Exame de Ordem 2010.3. Os aprovados nesta primeira etapa vão fazer a segunda fase do exame, que será composta por uma prova prático?profissional com duração de 5 horas. A segunda etapa será aplicada no dia 27 de março, das 14h às 19h. Os locais da prova da segunda fase serão divulgados no dia 21 de março no site da OAB ou no site da FGV, que organiza o exame.

CLIQUE E VEJA ALISTA DE APROVADOS

A prova da primeira fase contou com 100 questões. Ela foi realizada no dia 13 e reuniu mais de 106 mil candidatos em todo o país. Quem não passou na primeira fase poderá apresentar recurso contra o resultado preliminar da prova objetiva da 0h desta sexta-feira (25) às 23h59min da segunda-feira (28), conforme o artigo 16 do Provimento nº 136/2009.
Segundo o edital do exame, a prova da segunda fase é composta por uma redação de peça profissional e aplicação de cinco questões, sob a forma de situações?problema, compreendendo as seguintes áreas de opção do examinando, quando da sua inscrição: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Tributário e do seu correspondente direito processual.

Conselho vai analisar mudanças na prova

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) montou uma comissão provisória para estudar mudanças nas diretrizes que estabelecem como tem de ser o Exame de Ordem, prova obrigatória para bacharéis em Direito que desejam atuar como advogados. A comissão deve vigorar durante 30 dias e sugerir "melhorias" no documento chamado Provimento 136, atualizado pela última vez em novembro de 2009.

"O exame mudou muito. Agora a prova é a mesma em todas as seccionais e precisamos adequá-la a essa nova realidade que nem nós tínhamos noção da dimensão", disse o presidente da ordem, Ophir Cavalcante. A comissão responsável pelas mudanças será presidida pelo secretário-geral da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho. Depois dos trabalhos, será designada uma nova equipe para a Coordenação Nacional do Exame da Ordem Unificado, que passará a ser ligada diretamente à diretoria da ordem.

Problemas

A lista de convocados para a segunda fase do exame da OAB será divulgada nesta quinta-feira (24), em meio a queixas de candidatos em relação à prova da primeira etapa. Participantes alegam que havia questões mal formuladas e reclamam da falta de questões sobre direitos humanos - o Provimento 136 determina que a prova deve ter no mínimo 15 questões sobre estatutos da profissão, ética e direitos humanos. Constavam na prova dez questões de ética.

A OAB e a Fundação Getulio Vargas (FGV), que elabora a prova, alegam que as questões foram formuladas conforme as regras. A OAB analisou pedidos de revisão, mas decidiu manter o gabarito oficial. Mesmo assim, outros recursos ainda serão examinados.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook