Nova vacina contra Pneumonia já esta disponivel nos postos de saúde de Floriano

18/11/2010 16h46


Fonte Com informações do G1

O plenário do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (17) um projeto de lei que inclui mais cinco vacinas no calendário básico de vacinação da criança. Com o projeto, o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a ser obrigado a disponibilizar um total de 20 vacinas. A proposta segue agora para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

As vacinas incluídas pelo Senado no calendário básico são contra hepatite A, meningocócica conjugada C, pneumocócica conjugada 7-valente, varicela e pneumococo.

Uma delas, a meningocócica conjugada C, já tinha sido incluída antes da aprovação do Senado no calendário de vacinação desde o começo deste ano, segundo informou a assessoria do Ministério da Saúde..

Se a proposta for sancionada por Lula neste ano, as quatro vacinas novas terão de estar disponíveis para as crianças a partir de janeiro de 2011.

A vacina contra a hepatite A previne a inflamação do fígado causada pelo vírus HAV e, de acordo com o minístério, é disponibilizada apenas em casos específicos. Esse tipo de hepatite é típico de áreas menos desenvolvidas e com problemas de saneamento básico.

A meningocócica conjugada C protege as crianças da bactéria meningococo C, causadora da meningite. A vacina pneumocócica conjugada 7-valente previne a pneumonia.

A quarta vacina previne a varicela, conhecida como catapora, e hoje é disponibilizada apenas em casos especiais.

A quinta vacina combate o pneumococo, bactéria que pode causar doenças como meningite, septicemia (infecção generalizada) ou pneumonia grave, entre outros problemas de saúde. O Ministério da Saúde informou que atualmente oferece uma vacina equivalente, a pneumocócica conjugada 10-valente, prevista no calendário obrigatório de vacinação.

Floriano
- Piauí

No município de Floriano a vacina pneumocócica conjugada 10-valente estará disponivel em todos os postos de saúde a partir dessa segunda-feira, dia 22 de Novembro. A vacina meningocócica conjugada C protege as crianças da bactéria meningococo C, causadora da meningite estará disponivel apenas no fim do mês de Novembro, foi o que informou a coordenadora municipal de imunização de Floriano, Taís Braglia.


Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews