Movimento Colecionadores do Reggae realizou campanha de doação de sangue

25/04/2014 18h53

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


O Movimento Colecionadores do Reggae realizou nesta sexta-feira (25), uma campanha de doação de sangue. A ação aconteceu durante todo o dia no Circulo Operário São José, em Floriano.

De acordo com Evinaldo, integrante do grupo, a causa foi abraçada após os membros do Movimento Colecionadores do Reggae tomarem conhecimento da falta de bolsas de sangue no estoque do Hemocentro Regional de Floriano.

“Estamos aqui com essa campanha de doação de sangue juntamente com o Hemocentro, que está precisando de bolsas de sangue. Abraçamos a causa e convidamos a população para fazer a doação de sangue”, disse.

Imagem: FlorianoNewsMovimento Colecionadores do Reggae realizou campanha de doação de sangue em Floriano.(Imagem:FlorianoNews)

Segundo o Hemocentro de Floriano, um doador de sangue pode ajudar a salvar 4 vidas, sendo utilizados tanto em processos de hemodialise quando em cirurgias onde há a necessidade de reposição sanguínea. Porém, embora seja um processo rápido e benéfico, a doação de sangue ainda encontra muitas barreiras, muitas vezes somente psicológicas.

Embora a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomende que o percentual ideal de doadores represente, no mínimo, 3% de sua população, no Brasil esse percentual ainda é baixo, não atingindo os 1,9%.

Imagem: FlorianoNewsMovimento Colecionadores do Reggae realizou campanha de doação de sangue em Floriano.(Imagem:FlorianoNews)

Para ser um doador de sangue é necessário apresentar um documento oficial de identidade com foto (carteira de identidade, carteira de motorista ou carteira de trabalho), ter entre 16 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde e não ter sido exposto a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis.

O voluntário deve também estar alimentado e não ter consumido bebidas alcoólicas pelo menos 12 horas antes de fazer a doação.