Mérito Legislativo: Médica florianense Marina Bucar recebe medalha Dirceu Arcoverde
28/08/2025 15h46Fonte Alepi
Imagem: Alepi
Mérito Legislativo: Marina Bucar recebe medalha Dirceu Arcoverde.

A Assembleia Legislativa do Piauí realizou, nesta quinta-feira (28), a entrega da Medalha do Mérito Legislativo “Dr. Dirceu Arcoverde” à médica Marina Bucar, por iniciativa do deputado Marden Menezes (PSD). O parlamentar afirmou que a medalha é um reconhecimento, principalmente, às contribuições que a homenageada fez ao povo piauiense em um dos momentos mais angustiantes da humanidade, que foi a pandemia de Covid-19.
“Quando nós vivíamos a incerteza, o medo, a aflição, a angústia de algo novo que surpreendeu todo o planeta, a doutora Marina, de livre vontade, lá da Europa, onde o vírus já estava avançando bastante, não teve dúvidas. Ela teve a iniciativa de retornar ao Piauí e antecipou boa parte dos conhecimentos, dos protocolos, da forma de agir, como proceder nos primeiros momentos, no primeiro contato, o tempo certo para realizar determinados exames, o tempo certo para se adotar determinadas medidas. Ações de saúde que salvaram milhares de vidas”, elogiou Marden Menezes.
Além da atuação durante a pandemia, o deputado afirmou que Marina Bucar também é um exemplo do potencial das mulheres piauienses, por se destacar internacionalmente, por meio do estudo, em uma área importante como a medicina. Marden Menezes disse que fica esperançoso de que o Piauí passe a ter várias Marinas quando vê os resultados positivos da educação estadual nas avaliações nacionais.
Em seu discurso, Marina Bucar disse que a pandemia foi um momento difícil, em que decisões eficientes tiveram que ser tomadas em meio a incertezas. “A pandemia nos exigiu não apenas conhecimento técnico, mas consistência moral e coragem intelectual. Não era possível apenas imitar condutas, como em outras doenças. Era preciso resgatar da nossa bagagem pessoal e profissional tudo que tínhamos aprendido até o momento”, afirmou.
Imagem: Alepi
Marina Bucar foi exemplo de atuação no combate à Covid-19.

A homenageada enalteceu os profissionais piauienses que se reuniram antes mesmo do surgimento do primeiro caso no estado e que criaram um protocolo que se mostrou eficiente e que passou a ser utilizado em todo o país. “A partir da experiência e das contribuições de alguns integrantes desse grupo, ou seja, do Corona Piauí, foi feita possivelmente a primeira proposta de tratamento escrita no Brasil, com o uso de corticóides e anticoagulantes”, contou.
Por fim, Marina Bucar defendeu maior atenção na educação dos jovens, pois são eles que “vão decidir o nosso destino nas próximas crises”. “A educação é o que transforma tudo. Ela que forma as pessoas que estarão nos hospitais, nas escolas, os parlamentes, aqueles que tomarão decisões que vão impactar milhões de vidas em todas as seguintes crises”, disse.
A Medalha do Mérito Legislativo “Dr Dirceu Arcoverde” é destinada a agraciar personalidades eminentes que tenham, direta ou indiretamente, prestado relevantes serviços à saúde no estado do Piauí.
Natural de Floriano, Marina Bucar é médica especialista em Medicina Interna; professora associada na Faculdade de Medicina da Universidade San Pablo CEU, de Madrid; membro da Sociedade Espanhola de Medicina Interna (SEMI); e revisora das revistas científicas European Journal of Clinical investigation, Spanish Journal of Medicine, Revista da Sociedade Espanhola de Medicina Interna e Revista da Faculdade de Ensino Superior de Floriano (FAESF).