Marco histórico em Floriano: Realizada a primeira neurocirurgia eletiva no Hospital Tibério Nunes

15/12/2023 12h46

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Na última quarta-feira (13), o Hospital Regional Tibério Nunes (HRTN), em Floriano, celebrou um feito inédito na saúde pública do estado: a realização da primeira neurocirurgia eletiva em um hospital público no interior do Piauí. Esse evento não apenas marca um passo histórico na evolução da saúde regional, mas também representa uma revolução na vida do paciente e na perspectiva de toda a população.

Os neurocirurgiões Cleciton Braga e Helton Bezerra foram os profissionais habilidosos responsáveis por conduzir essa jornada pioneira. Cada incisão realizada durante o procedimento simboliza um avanço significativo em direção a uma saúde mais inclusiva e inovadora. Essa cirurgia não é apenas histórica; é a promessa de vidas transformadas e futuros reescritos.

O paciente beneficiado por esse marco foi um jovem que sofreu um afundamento craniano em decorrência de um acidente de trânsito ocorrido há cerca de um ano. "Antes dessa cirurgia, ele tentava levar uma vida normal, só que muitas vezes se constrangia por conta dessa situação, pois ele havia perdido 40% do crânio. Agora vai mudar, porque a autoestima dele vai melhorar muito depois dessa cirurgia", relata Andreza dos Santos, mãe do paciente.

O procedimento cirúrgico, conduzido com sucesso pelos neurocirurgiões, incluiu a correção da deformidade no crânio, com a implantação de uma prótese feita de um material sintético estéril. Essa intervenção proporcionou não apenas uma melhoria na qualidade de vida do paciente, mas também eliminou o estigma da deformidade que o afetava.
Imagem: DivulgaçãoMarco histórico em Floriano: Realizada a primeira neurocirurgia eletiva no Hospital Tibério Nunes.(Imagem:Divulgação)Marco histórico em Floriano: Realizada a primeira neurocirurgia eletiva no Hospital Tibério Nunes.

"Agora o paciente poderá exercer todas as suas atividades sem nenhum problema. O cérebro dele, que antes era exposto a qualquer tipo de trauma, hoje está protegido. É uma ação que causa um impacto não só na vida do paciente, mas também para toda a sociedade", ressalta o médico Cleciton Braga.

Essa iniciativa faz parte de um plano estratégico de descentralização dos serviços executado pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi). "Isso otimiza a assistência hospitalar na região Centro-Sul do estado e reduz a demanda por regulação para hospitais da capital", destaca Dirceu Campêlo, superintendente da rede de média e alta complexidade da Sesapi.

Gabriel Silva, diretor-geral do HRTN, ressalta que essa ação representa um avanço significativo para a saúde no interior do estado. "A implantação desse serviço aumenta a quantidade de atendimentos e procedimentos cirúrgicos realizados pelo hospital, sobretudo por ser uma demanda que antes era realizada somente em Teresina", afirma.

O Hospital Regional Tibério Nunes reafirma seu compromisso em oferecer serviços de saúde de qualidade e acessíveis à população local, marcando assim um capítulo importante na trajetória da saúde pública no Piauí.

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: hospital, cirurgia, paciente