Maranhenses querem transposição do Rio Parnaíba

14/07/2010 09h16


Fonte Florpi

Com o titulo “Transposição do Parnaíba: um sonho viável”, o Jornal de Pastos Bons, edição 24, de maio de 2010, traz uma matéria que trata da articulação de políticos do Estado do Maranhão para mudar o curso normal de parte das águas do Velho Monge. A proposta do deputado federal Carlos Brandão e do deputado estadual Arnaldo melo, ambos do PSDB, é de transpor água do Rio Parnaíba para perenizar os afluentes do rio Itapecuru.

Segundo a reportagem, os deputados já teriam conseguido do Ministério da Integração Nacional a indicação de estudo de viabilidade. No mesmo sentido, o deputado Carlos Brandão, através de requerimento na Câmara dos Deputados, levou a Comissão da Amazônia e Integração Nacional e Desenvolvimento Regional para conhecer a região do sertão maranhense.

O projeto de transposição indica que seja construído um canal de 18 km de extensão do lago da Hidrelétrica de Boa Esperança, no município de Nova Iorque, até município de Pastos Bons, no riacho Balseiro.

Entidades ligadas ao Meio Ambiente, em Floriano, desconhecem o assunto. O ambientalista João Carlos Ribeiro Gonçalves afirmou que a transposição pode acelerar a morte do rio. “É importante que os dois estados discutam a proposta dos deputados maranhenses. O rio Parnaíba é nacional e banha também o Piauí. Os políticos do Piauí precisam avaliar essa transposição das águas do Rio Parnaíba para o sertão do Maranhão”, declarou.