Mãe e filha são resgatadas em Floriano após anos sob cárcere privado e trabalho análogo à escravidão

10/02/2021 12h41


Fonte G1 PI

Mãe e filha, de 44 e 21 anos, foram resgatadas nessa terça-feira (9) após viverem por seis anos em cárcere privado e condição análoga à escravidão em um sítio nas proximidades da BR-343, na zona rural de Floriano.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, as vítimas trabalhavam na propriedade, onde eram proibidas de sair e faziam o trabalho doméstico, além da limpeza do sítio. A situação foi denunciada por uma mulher, que informou os detalhes aos policiais, que realizavam uma fiscalização de rotina na região.
Imagem: Sérgio Carvalho/ Arquivo pessoalTrabalho escravo(Imagem:Sérgio Carvalho/ Arquivo pessoal)Trabalho escravo

De acordo com a PRF, as vítimas foram trabalhar no local a convite do proprietário, que prometeu o pagamento de um salário mínimo e cesta básica em troca dos serviços domésticos. Segundo a polícia, as mulheres contaram nunca ter recebido a quantia acertada, eram constrangidas e não podiam deixar a propriedade.

Após o resgate, mãe e a filha foram encaminhadas ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O Ministério Público do Piauí irá atuar no âmbito jurídico e contará com as informações das vítimas para a apuração do caso.

O proprietário pode responder por sequestro e cárcere privado das mulheres e por submetê-las a trabalho análogo à escravidão.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano

Tópicos: pol?cia, c?rcere, v?timas