Maçons são homenageados em sessão solene na Câmara Municipal de Floriano

26/08/2022 15h55


Fonte Ascom/CMF

Imagem: FlorianoNewsMaçons são homenageados em sessão solene na Câmara Municipal de Floriano(Imagem:FlorianoNews)Maçons são homenageados em sessão solene na Câmara Municipal de Floriano

Na noite desta quinta-feira, 25 de agosto, a Câmara Municipal de Floriano realizou uma sessão solene em homenagem aos Maçons, pela passagem do seu dia, comemorado nacionalmente a cada 20 de agosto. Na mesa de honra, o presidente da casa, vereador Joab Curvina, o procurador do Município Phillipe Cronemberger, representando o prefeito municipal, o comandante do 3º BPM, Ten. Cel Inaldo Barros, além dos maçons, Euvaldo José da Costa e Silva, venerável mestre da Loja Igualdade Florianense, Conegundes Gonçalves, maçom da comenda de D.Pedro I, o ex-vereador João Pequeno, da loja fraternidade e Justiça Florianense e o vereador David Oka, conselheiro do Grande Oriente do Brasil, no Piauí.

Após os homenageados tomarem assento na cátedra, o vereador David Oka fez uma prece lendo o salmo 33, que enaltece a união entre os irmãos e a vida.

Imagem: FlorianoNewsMaçons são homenageados em sessão solene na Câmara Municipal de Floriano(Imagem:FlorianoNews)Maçons são homenageados em sessão solene na Câmara Municipal de Floriano

Em seu discurso, o maçom Conegundes falou da figura do maçom como pessoa dedicada a fazer o bem e servir a sociedade. Representando a loja Fraternidade e Justiça Florianense nº 6, o maçom João Pequeno falou sobre a maçonaria como entidade religiosa, integrada por homens que acreditam em Deus, e da Maçonaria como entidade prestadora de serviços que atua com discrição, ajudando a sociedade.

Imagem: FlorianoNewsConegundes Gonçalves de Oliveira(Imagem:FlorianoNews)Conegundes Gonçalves de Oliveira

O Venerável Euvaldo José Costa fez um histórico sobre a história da Maçonaria, cujo início no Brasil ocorreu em 1797, com a instalação da loja Cavalheiros da Luz, em Salvador, começando a se difundir pelo Rio de Janeiro em 1822, com a criação da primeira obediência com jurisdição nacional, até alcançar a dimensão que tem hoje no Brasil.

O presidente Joab Curvina foi o último a discursar, destacando a importância da Maçonaria como entidade que ajuda as pessoas em vulnerabilidade e o papel da Câmara Municipal, por seus vereadores, em reconhecer o papel dos maçons na sociedade.

Imagem: ReproduçãoJoab Curvina (Imagem:Reprodução)Joab Curvina 

A sessão em homenagem aos maçons foi realizada conforme disposto na Lei 577, de 2011, que instituiu no calendário anual de eventos da Câmara Municipal de Floriano, a realização de sessão solene em homenagem ao seu dia. Além de Joab Curvina e David Oka, o vereador Erisvaldo Borges também prestigiou a sessão.

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: homenagem, c?mara, ma?onaria