Livro sobre história de Floriano será lançado no Salipi

07/06/2022 11h25


Fonte Jalinson Rodrigues

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarLivro sobre história de Floriano será lançado no Salipi.(Imagem:Divulgação)

O livro A Escola do Estabelecimento de São Pedro de Alcântara, de autoria do jornalista e pedagogo, Jalinson Rodrigues de Sousa, será lançado no SALIPI/ 2022, no dia 09 de junho, no espaço “Bate Papos Literários”, a partir das 16h. A obra é resultado da pesquisa para dissertação de mestrado em Educação, realizado na Universidade Federal do Piauí.

Este estudo aborda o funcionamento da escola do Estabelecimento Rural de São Pedro Alcântara com ênfase na pesquisa sobre a missão desta instituição educacional de proporcionar o ensino das primeiras letras, educação moral, religiosa e profissional, para as crianças afrodescendentes nascidas nas Fazendas Nacionais de criação de gado na Província do Piauí, depois da promulgação da Lei do Ventre Livre, Nº 2.040, de 28 de setembro de 1871.

“O nosso objetivo foi analisar a proposta de uma escola para as crianças recém-libertas e discutir os procedimentos de organização e métodos pedagógicos. Com esta questão proposta, formulamos uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo documental”,
declarou o pesquisador.

As fontes para a pesquisa foram documentos do Estabelecimento Rural de São Pedro de Alcântara, arquivados no Arquivo Público do Estado do Piauí, o Dossiê de Tombamento, elaborado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN – e a hemeroteca da Biblioteca Nacional.

“Essa pesquisa está inserida na abordagem da nova história que busca uma ampliação dos enfoques, quando aborda a trajetória da vida dos negros escravizados, uma parcela da população que sofreu e ainda sofre a invisibilização da sua cultura e história. Demonstra a importância de trazer à luz fatos significativos que foram ignorados pelo filtro da história tradicional”, afirma Jalinson Rodrigues.

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarJalinson Rodrigues(Imagem:Divulgação)Jalinson Rodrigues

A pesquisa encontrou documentos e registros importantes para a história do município de Floriano. O livro apresenta a primeira lista de matriculados e a relação conflituosa entre educando a diretoria da escola.

“O ambiente da escola do Estabelecimento Rural foi conflituoso. Os documentos pesquisados mostram a existência de práticas de castigos, maus-tratos, raptos e abusos de crianças negras. A escola foi precária e o que prosperou foi o negócio com o gado das fazendas nacionais”,
relata Jalinson Rodrigues.

O livro já está à venda de forma virtual no endereço: editoracrv.com.br. Também, na livraria da Editora da Universidade Federal do Piauí, localizada no espaço Rosa dos ventos, Campus Petrônio Portela.




Tópicos: escola, documentos, pesquisa