"Judiciário dará respostas mais céleres para sociedade", garante presidente do TJ-PI ao inaugurar no

27/11/2021 10h08


Fonte Tribunal de Justiça do Piauí

Imagem: DivulgaçãoInauguração do novo Fórum de Floriano-PI.(Imagem:Divulgação)Inauguração do novo Fórum de Floriano-PI.

A Comarca de Floriano já tem um novo Fórum. As instalações foram inauguradas nesta sexta (26) pelo presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), Desembargador Oliveira, juntamente com diversas autoridades jurídicas e políticas.

Em seu discurso, o presidente Oliveira ressaltou a importância do trabalho de todos que fazem a Comarca de Floriano, evidenciando que a nova estrutura possibilitará uma melhor prestação jurisdicional.

“Hoje celebramos mais esta conquista para o judiciário e para a sociedade. Trata-se de um prédio moderno e que vai permitir que a justiça chegue de forma mais eficiente a cada um que procurar esta Unidade Judiciária. E neste momento especial, estamos mais felizes ainda porque tivemos a oportunidade de homenagear um grande jurista e um grande homem piauiense, o ex-ministro Aldir Passarinho. Que seu exemplo de trabalho impulsione a todos no sentido de oferecer sempre os melhores serviços de justiça, agora aqui em Floriano, com um fórum digno de seus servidores e servidoras, magistrados e magistradas e demais operadores do direito”, afirmou o presidente Oliveira.
Imagem: Divulgação Desembargador Oliveira, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI).(Imagem:Divulgação) Desembargador Oliveira, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI).

O Diretor do Fórum, juiz Marcos Klinger, ressaltou o trabalho e empenho de todo o Tribunal, desde o Desembargador Sebastião Martins, em cujo mandato a obra iniciou, passando pelo atual presidente Oliveira, que inaugurou a obra, até o setor de engenharia, nas pessoas de Otávio Nogueira e Sanderland Ribeiro.

“Hoje ganhamos uma nova casa da justiça destinada a todos que aqui trabalham ou que vêm procurar seu direito. Ela representa todo o compromisso do poder judiciário para com a sociedade. Somos gratos pela dedicação e por recebermos um prédio tão moderno, que nos moverá a prestarmos um trabalho cada vez melhor”,
enfatizou o magistrado.
Imagem: DivulgaçãoDiretor do Fórum, juiz Marcos Klinger.(Imagem:Divulgação)Diretor do Fórum, juiz Marcos Klinger.

A solenidade contou com os discursos do juiz florianense, Sebastião Firmino; do prefeito de Floriano, Joel Rodrigues; do Diretor da EJUD TJ, Desembargador Sebastião Martins.

“Hoje fico feliz em estar aqui porque é minha cidade natal. Parabenizo, assim, o tribunal por seu avanço na prestação jurisdicional, sobretudo, com o Juízo 100% Digital”,
disse Sebastião Firmino.
Imagem: DivulgaçãoSebastião Firmino, juiz florianense. (Imagem:Divulgação)Sebastião Firmino, juiz florianense.

O prefeito Joel Rodrigues disse que “ao longo dos anos temos vivido e acompanhado o crescimento e a necessidade de termos um fórum à altura. A prefeitura, assim, colaborou com a doação do terreno, uma contribuição importante para que hoje estivéssemos todos aqui inaugurando este belo prédio”, afirmou o gestor.
Imagem: DivulgaçãoPrefeito de Floriano, Joel Rodrigues.(Imagem:Divulgação)Prefeito de Floriano, Joel Rodrigues.

Segundo o desembargador Sebastião Martins, Floriano é a quinta maior cidade do estado e merecia essa estrutura.

“Hoje Floriano ganha este novo fórum. Agradeço a todos do TJ-PI que nos proporcionaram esta conquista. Uma inauguração especial porque homenageia um filho ilustre da cidade, o ex-ministro Aldim Passarinho, que tanto honrou o nome do Piauí. Que este prédio seja um ambiente de conciliação, unidade e paz para todos”,
disse o diretor da EJUD PI.
Imagem: DivulgaçãoDiretor da EJUD TJ, Desembargador Sebastião Martins.(Imagem:Divulgação)Diretor da EJUD TJ, Desembargador Sebastião Martins.

Filho do homenageado, o ministro do STJ Aldir Passarinho Júnior esteve presente à solenidade e fez um discurso de agradecimento e reconhecimento ao trabalho da magistratura do Piauí.
Imagem: DivulgaçãoMinistro do STJ, Aldir Passarinho Júnior.(Imagem:Divulgação)Ministro do STJ, Aldir Passarinho Júnior.

“Estamos felizes com a homenagem e por podermos voltar aqui ao Piauí. Parabenizamos o TJ Piauí por ter uma Corte organizada e produtiva é um poder judiciário relevante junto com Ministério Público e OAB. Um judiciário que vive o progresso virtual sendo destaque no TJ. Assim, o novo fórum refletirá o resultado do belo trabalho da justiça estadual, liderada pelo Tribunal de Justiça do Piauí. Certamente a sociedade encontrará aqui as respostas para suas demandas de forma a resolver seus conflitos. Obrigado Piauí, obrigado minha querida Floriano. Que Deus guarde o povo desta cidade e a magistratura do Piauí e que deste fórum emane sempre as melhores decisões”, disse Aldir Passarinho Júnior, em seu discurso bastante emotivo.
Imagem: DivulgaçãoInauguração do novo Fórum de Floriano-PI.(Imagem:Divulgação)

O ministro Aldir Passarinho Júnior também foi homenageado pela Fundação Floriano Clube de Oeiras. A entidade entregou para o ministro uma cópia da certidão de nascimento de seu pai, Aldir Passarinho, que deu nome ao novo fórum da cidade. Se estivesse vivo, em 2021 o ex-ministro do STF faria 100 anos.
Imagem: DivulgaçãoMinistro Aldir Passarinho Júnior recebe homenagem da Fundação Floriano Clube de Oeiras(Imagem:Divulgação)Ministro Aldir Passarinho Júnior recebe homenagem da Fundação Floriano Clube de Oeiras.

O NOVO FÓRUM
O prédio fica localizado em terreno doado pela prefeitura de Floriano no bairro São Borja e teve investimento da ordem de R$ 9,6 milhões. Contará com 2.104,07 m² de área construída e quatro blocos, que abrigarão as 1ª, 2ª e 3ª Varas, auditório para 125 pessoas. Cada unidade judiciária contará com secretaria, sala de audiências, gabinete com recepção, sala de assessores e banheiro privativo, salas para assessores e juízes leigos e conciliadores.
Imagem: DivulgaçãoInauguração do novo Fórum de Floriano-PI.(Imagem:Divulgação)

O Fórum contará também com estrutura para realização de audiências de custódia, com duas salas para assistentes sociais e psicólogos, uma sala de atendimento ao detento, um posto médico, duas salas para Núcleo de Penas Alternativas, uma sala de audiência, um gabinete com banheiro privativo, duas celas (feminina e masculina), um banheiro, uma sala de papiloscopia e uma sala de pré-distribuição.
Imagem: DivulgaçãoFórum da Comarca de Floriano(Imagem:Divulgação)Fórum da Comarca de Floriano

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook