Jovem florianense cursa medicina e hoje ajuda pessoas em situação de rua na capital

28/12/2019 10h30

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: Equipe da Unidade Móvel de SaúdeConsultório na rua(Imagem:Equipe da Unidade Móvel de Saúde)Consultório na rua

Alan Lira é um florianense de família humilde que conseguiu cursar medicina em Teresina e que hoje trabalha ajudando pessoas em situação de rua na capital.

Imagem: Equipe da Unidade Móvel de SaúdeAtendimento em alusão ao Outubro Rosa(Imagem:Equipe da Unidade Móvel de Saúde)Atendimento em alusão ao Outubro Rosa

O jovem médico trabalha com uma unidade móvel de saúde, "Consultório na rua", que dispõe de uma equipe formada por médico, enfermeira, assistente social, psicóloga, técnica em enfermagem e agentes de redução de danos. Eles prestam atendimento a pessoas que por algum motivo encontram-se em situação de rua. Alguns porque foram à cidade em busca de trabalho e sem êxito não tiveram mais como voltar à cidade natal.

Imagem: Equipe da Unidade Móvel de SaúdeEquipe da Unidade Móvel de Saúde oferecendo atendimento a moradores de rua(Imagem:Equipe da Unidade Móvel de Saúde)

Imagem: Equipe da Unidade Móvel de SaúdeEquipe da Unidade Móvel de Saúde atendendo à uma moradora de rua(Imagem:Equipe da Unidade Móvel de Saúde)

A última novidade da equipe é a aquisição de outra unidade móvel, só que esta é adaptada para banho; são dois chuveiros e um reservatório de até mil litros dágua, possibilitando 20 banhos de 8 minutos cada. Durante as abordagens a equipe fornece kits contendo itens de higiene pessoal e realiza os atendimentos de saúde. A ação chamou atenção e foi mostrada no Jornal Nacional.

Imagem: Equipe da Unidade Móvel de SaúdeEquipe da Unidade Móvel de Saúde(Imagem:Equipe da Unidade Móvel de Saúde)

Segundo Alan, algumas dessas pessoas em situação de rua não se encorajavam a aproximar-se da equipe por conta de não poderem realizar a higiene pessoal. Agora, isso nao é mais um problema. Essas pessoas se aproximam, tomam o banho e se sentem mais à vontade para receber os atendimentos da equipe.

Imagem: Equipe da Unidade Móvel de SaúdeEquipe da Unidade móvel de Saúde atendendo à uma moradora de rua(Imagem:Equipe da Unidade Móvel de Saúde)
Imagem: Equipe da Unidade Móvel de SaúdeEquipe da Unidade Móvel de Saúde(Imagem:Equipe da Unidade Móvel de Saúde)

"O que fazemos ainda é muito pouco"
, declarou o florianense Alan Lira que tem planos para ampliar esse trabalho.

Imagem: Equipe da Unidade Móvel de SaúdeEquipe da Unidade Móvel de Saúde(Imagem:Equipe da Unidade Móvel de Saúde)

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano

Tópicos: pessoas, unidade, alan