Joel Rodrigues decreta luto pela morte do florianense ilustre, Dr. José Nazareno
17/12/2020 14h26Fonte SECOM
Imagem: ReproduçãoClique para ampliar
Joel Rodrigues decreta luto pela morte do florianense ilustre, Dr. José Nazareno
Joel Rodrigues decreta luto pela morte do florianense ilustre, Dr. José NazarenoO prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, decretou luto oficial de três dias, pelo falecimento do advogado, ex-vereador e ex-deputado estadual, Dr. José Nazareno Soares de Araújo. A bandeira do Município está a meio mastro.
José Nazareno Soares de Araújo nasceu em Floriano no dia 4 de abril de 1930. Filho de Thiago Roque de Araújo e Belisa Soares, falecidos. Casou-se com Marise Marques Martins, filha de Dr. Sebastião Martins Araújo Costa e Dona Maria Amélia Marques Martins, com quem teve 3 filhos. Viveu sua infância e adolescência em Floriano e depois foi morar em Teresina, no ano de 1963, mas estudou também em Fortaleza e Belo Horizonte, onde se formou em direito em 1953.
Em seguida retornou a Floriano onde foi professor e exerceu sua profissão de advogado.
Sua vida política iniciou-se em 1954, quando foi eleito o segundo mais bem votado vereador de Floriano. Exerceu dois mandatos de deputado estadual no Piauí, nos períodos de 1959 a 1962 e de 1967 a 1970. Foi eleito suplente do senador Helvídio Nunes para a legislatura de 1979 a 1987.
Ocupou vários cargos importantes no Governo Estadual, principalmente no governo de Petrônio Portela e foi procurador geral do Estado no governo de Bona Medeiros e, ainda, diretor geral do Detran-PI.
Dr. Nazareno também era um desportista, foi um dos fundadores do Ferroviário Atlético Clube, que chegou a disputar o campeonato piauiense de futebol. Era também um grande carnavalesco e fundou o bloco Os Malandros.
Dr. Nazareno se preparava para lançar o seu livro, concluído há pouco mais de um mês, intitulado: “Antes que eu esqueça”.
“Era uma pessoa muito querida, segundo relatam todos os que conviveram com o Dr. Nazareno e levou o nome de Floriano para muitos lugares, contribuindo bastante com a nossa cidade, por isto merece todo o nosso respeito, reconhecimento e homenagem”, disse Joel Rodrigues.
Dr. Nazareno morreu por falência múltipla dos órgãos, por volta das 8h da manhã, desta quarta-feira, 16, em Teresina, mesmo local de sepultamento.
Com informações do livro Coleção Florianenses, Vol. 4 e do historiador Cristóvão Augusto.
Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews












