Joab Curvina destaca necessidade de autonomia financeira e administrativa da UESPI em audiência

25/05/2023 08h23

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: CMFCâmara Municipal discute, em audiência pública, a autonomia da Uespi(Imagem:CMF)Câmara Municipal discute, em audiência pública, a autonomia da UESPI.

Na manhã dessa quarta-feira (24), a Câmara Municipal de Floriano sediou uma audiência para discutir a delicada situação enfrentada pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). O vereador Joab Curvina, por meio de um requerimento, convocou a comunidade acadêmica e representantes para debaterem os desafios enfrentados pela instituição.
 
Durante a audiência, o vereador Joab Curvina destacou a importância de buscar soluções para a UESPI, ressaltando a necessidade urgente de conceder autonomia financeira e administrativa à universidade. Ouvindo atentamente as reivindicações e relatos da comunidade acadêmica, foi evidenciada a gravidade dos problemas enfrentados pela UESPI.
Imagem: CMFCâmara Municipal discute, em audiência pública, a autonomia da Uespi(Imagem:CMF)

Representantes da ADCESP (Associação dos Docentes do Centro de Ensino Superior do Piauí) expuseram a difícil realidade vivenciada pela universidade, que vai além dos desafios financeiros e estruturais. A histórica falta de professores, em grande parte relacionada aos salários defasados, foi apontada como um dos principais obstáculos para o pleno funcionamento da instituição. Além disso, a falta de incentivo para o desenvolvimento de pesquisas, como bolsas de estudo, e a escassez de recursos didáticos adequados, incluindo uma biblioteca de qualidade, também foram enfatizadas como questões urgentes a serem solucionadas.
Imagem: CMFCâmara Municipal discute, em audiência pública, a autonomia da UESPI.(Imagem:CMF)

O vereador Joab Curvina expressou sua gratidão aos representantes da ADCESP, o professor Robison Pereira e Lucineide Medeiros, bem como ao jovem Ítalo Gabriel, que representou a comunidade acadêmica. Ele também agradeceu a participação dos demais vereadores que estiveram presentes no debate.
Imagem: CMFVereador Joab Curvina(Imagem:CMF)Vereador Joab Curvina

Como professor, ex-coordenador do Curso de Direito da UESPI e ex-secretário de Educação de Floriano, o vereador Joab Curvina enfatizou seu compromisso com essa importante pauta e sua determinação em buscar soluções para a universidade. Consciente da relevância da UESPI para a educação e o desenvolvimento regional, ele reafirmou seu empenho em lutar pela concessão de autonomia financeira e administrativa, a fim de garantir um ensino de qualidade e melhores condições para o corpo docente e discente.
Imagem: CMFCâmara Municipal discute, em audiência pública, a autonomia da Uespi(Imagem:CMF)

A audiência na Câmara Municipal de Floriano foi um espaço essencial para dar voz à comunidade acadêmica e promover um diálogo construtivo sobre os desafios enfrentados pela UESPI. Agora, é imprescindível que essas demandas sejam levadas adiante, buscando medidas concretas para garantir o futuro da universidade e o acesso a uma educação superior de excelência para todos os estudantes.