Janeiro Roxo: Floriano realiza semana de mobilização nacional da Hanseníase

18/01/2022 11h06


Fonte Secom

Imagem: SecomJaneiro Roxo: Floriano realiza semana de mobilização nacional da Hanseníase.(Imagem:Secom)

Durante toda a semana, a Secretaria de Saúde de Floriano promove a Semana de Mobilização contra Hanseníase na campanha "Tratar para Cuidar". A abertura ocorreu nesta segunda-feira (17), na unidade de saúde Santa Cruz, com uma roda de conversa com a população da região sobre a prevenção e tratamento de uma doença milenar que ainda é estigmatizada.

O Secretário de Saúde de Floriano, James Rodrigues, explicou para a população presente que apenas no ano passado foram detectados 38 novos casos da doença.

“Esse número é considerado alto, mas trabalhamos com a margem da subnotificação de casos, ou seja, existe a possibilidade da taxa de contaminação ser três vezes maior, daí a importância do diagnostico precoce”, afirma.

A Hanseníase ainda está presente com altos índices de prevalência em alguns estados da federação e Floriano é considerado município endêmico para a doença, com número de casos detectados considerado alto.

“O diagnóstico precoce e o tratamento imediato são essenciais para evitar sequelas físicas graves, como úlceras que não cicatrizam, cegueira, deformidades e amputação de membros”,
explicou Lenise de Moraes, enfermeira da unidade.

Segue abaixo as ações que serão desenvolvidas durante este período:

17/01 – Abertura na UBS Santa Cruz com roda de conversa sobre Hanseníase, avaliação dentária e acolhimento psicológico;

18/01 – Visita equipe de saúde “Casa Manoel da Guia”;

19/01 – Blitz educativa no bairro Meladão;

20/01 – Ação na comunidade Shalom;

21/01 – Roda de conversa com enfermeiros das unidades de saúde: "Desafios do diagnóstico da Hanseníase na Atenção Primária".


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: casos, floriano, hansen?ase