INSS inicia sistema de digitalização de documentos para aposentadorias em Floriano

13/04/2018 14h26

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Com o objetivo de diminuir a burocracia e as filas de espera, agilizando os atendimentos, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aderiu ao sistema de digitalização de documentos para aposentadorias em todo o País.

Na manhã desta sexta-feira (13), o sistema de digitalização foi adotado pela Agência da Previdência Social de Floriano. Para isso a mesma recebeu uma equipe da capital piauiense comandada pelo Chefe de Serviços de Benefícios do INSS, William Machado.

Em entrevista, William Machado explicou que além da guarda e preservação de processos e documentos administrativos, o sistema de digitalização permite atender, com mais rapidez, as solicitações das unidades, sem risco de extravio e necessidade de deslocamento de usuários.

“Lá ele faz a digitalização do processo e a partir daí a gente recebe no formato digital, então o segurado não precisa mais se deslocar até a agência”,
disse.

Imagem: FlorianoNewsWilliam Machado, Chefe de Serviços de Benefícios do INSS.(Imagem:FlorianoNews)William Machado, Chefe de Serviços de Benefícios do INSS.

Para facilitar ainda mais, já está em operação o aplicativo Meu INSS, uma central de serviços do cidadão acessível por meio de senha validada diretamente pela internet. Por meio do aplicativo é possível a emissão de extratos e consultas e, desde seu lançamento no início do ano, quase um milhão de usuários já validaram senha de acesso para a central.

O beneficiário acessa e acompanha todas as informações da sua vida laborativa, como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados, no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Também está disponível Histórico de Crédito, Carta de Concessão, Declaração do Benefício (Consta/Nada Consta), Declaração de Regularidade do Contribuinte Individual e Consulta Revisão de Benefício.

Imagem: FlorianoNewsFila para atendimento na Agência do INSS de Floriano.(Imagem:FlorianoNews)Fila para atendimento na Agência do INSS de Floriano.

Na ferramenta, é possível encontrar uma Agência da Previdência Social mais próxima, além de solicitar agendamento de protocolo do requerimento e de perícia para obter algum serviço previdenciário e assistencial.

“Você pode baixar o aplicativo Meu INSS e fazer o seu acesso. E peço aqui que todos possam fazer isso, porque quaisquer serviços que vocês necessitem, como extratos de vínculos, que seja o histórico de pagamentos para você poder viajar, que às vezes as empresas de ônibus pedem, histórico de credito de benefícios, agendamento de benefício ou agendar uma pericia médica você pode fazer pelo aplicativo Meu INSS, ou ainda pelo site meu.inss.gov.br, finalizou o servidor.


Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews