Iniciado pagamento do abono salarial do PIS

17/07/2014 15h36

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Foi aprovado pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), o calendário de liberação do pagamento dos abonos do Programa de Integração Social 2014 (PIS).
Imagem: FlorianoNewsClique para ampliarMariano José Tenório, gerente da Caixa Econômica Federal.(Imagem:FlorianoNews)Mariano José Tenório

De acordo com o gerente da Caixa Econômica Federal de Floriano, Mariano José Tenório Filho, anteriormente as pessoas que possuiam conta na Caixa recebiam o PIS creditado direto na conta-corrente na segunda quinzena do mês de julho, mas após uma modificação aprovada pelo Codefat, o pagamento foi antecipado.

O pagamento começou na última terça-feira (15), sendo feito de acordo com o mês de nascimento. O Ministério do Trabalho estima que 25 milhões de trabalhadores poderão receber o benefício – equivalente, neste ano, a um salário mínimo atual (R$ 724).


Quem faz aniversário nos meses de outubro, novembro e dezembro irá receber o PIS no dia 14 de agosto. Quem faz aniversário nos meses de janeiro, fevereiro e março, receberá o benefício em 16 de setembro. Já quem faz aniversário nos meses de abril, maio e junho, irá receber o PIS a partir do dia 14 de outubro. O pagamento vai até 30 de junho de 2015. O valor não sacado retorna para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Para ter direito ao abono, é preciso ter trabalhado com vínculo empregatício por pelo menos 30 dias em 2013, ganhando, em média, até dois salários mínimos e que estejam inscritos no PIS ou Pasep há cinco anos, ou seja, pelo menos, desde 2008, e ter sido informado corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais 2013).

O PIS é pago em qualquer agência da Caixa Econômica Federal e o Pasep, no Banco do Brasil. Para efetuar o saque, os trabalhadores ou servidores públicos precisam apresentar o número do PIS ou Pasep e a carteira de identidade.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook