Inconsistências na base de dados do MTP atrasa o PASEP de 30 mil trabalhadores em todo estado

03/03/2022 12h12


Fonte Secom

Imagem: SecomJúlio César Ferreira(Imagem:Secom)Júlio César Ferreira

A Secretaria Municipal de Administração e Planejamento, através do secretário da pasta, Júlio César Ferreira, anunciou que diversos servidores noticiaram problemas com o recebimento do PASEP, ano base 2020, ou seja, o pagamento do abono salarial não foi efetivado na data programada pelo Governo Federal.

Ao receber os relatos de que os servidores estavam prejudicados, mesmo com todas as informações repassadas pelo Município de Floriano ao Ministério do Trabalho e Previdência, através da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), o secretário Júlio César, buscou entender o que de fato teria ocorrido, para poder sanar o problema, de forma a causar o mínimo de prejuízo aos servidores.

Com isso, foi designado um servidor para representar o Município junto ao Ministério do Trabalho e Previdência (MTP/PI), em Teresina, onde o mesmo buscou informações, tirou todas as dúvidas sobre o que gerou o problema para, assim, viabilizar a solução.

O representante do MTP-PI, Sr. José Martins Oliveira, informou que mais de 30 mil servidores de todo o Estado se encontram na mesma situação, segundo um relatório da Coordenação Geral do Seguro Desemprego e Abono Salarial, em Brasília - DF.

Embora o Município de Floriano tenha enviado todas as informações obrigatórias através da RAIS, foi constatado que a inconsistência está na própria base de dados do MTP-PI, conforme declarou o representante do órgão. Segundo ele, as inconsistências se deram em virtude de os servidores estarem com mais de uma inscrição no PIS/PASEP/NIS e/ou NIT, bem como a não informação no ato do cadastramento, ano base 2020.

Para sanar as inconsistências, o MTP-PI irá reprocessar todas as informações e o pagamento do abono salarial irá sofrer um atraso, com previsão para ser pago a partir do próximo mês de abril.

“Todo o time está atento e pronto para utilizar os meios necessários para reduzir os prejuízos causados aos servidores, pois a gestão do prefeito Joel e equipe, é pautada pela eficiência, transparência e celeridade nas soluções das demandas”,
finalizou Júlio César.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: servidores, abono, salarial