Inaugurado novo Centro de Especialidades Odontológicas de Floriano

14/08/2020 10h48


Fonte Secom

Imagem: SecomInaugurado novo Centro de Especialidades Odontológicas de Floriano.(Imagem:Secom)

O prefeito de Floriano, Joel Rodrigues e o Secretário de Saúde, James Rodrigues, além do Coordenadora do CEO, Dr. Salomão Cury Oka, realizaram a entrega das novas instalações que agora fica localizado na Avenida Bucar Neto. Os recursos são oriundos de emenda parlamentar da deputada federal Rejane Dias, intermediados pelo vereador Akassio Sousa.

Segundo o Salomão Cury-Rad Oka, Coordenador Municipal do CEO/Floriano, a proposta do CEO continua a mesma só que com ampliação de atendimentos e o melhorias significativas nos serviços oferecidos pelo centro. “São serviços de alta complexidade de odontologia como canal, periodontia, cirurgias, biopsia, além do atendimento a pacientes portadores de necessidades especiais e radiologia”, disse.
Imagem: SecomInaugurado novo Centro de Especialidades Odontológicas de Floriano(Imagem:Secom)

O coordenador explicou também que neste momento de pandemia, os órgãos ligados a odontologia estipulam uma série de medidas sanitárias que irão garantir a segurança tanto dos profissionais envolvidos nos procedimentos quanto do usuário do serviço. Desta maneira, até que se tenha total segurança para o manejo de equipamentos onde há a utilização de aerossol, os serviços tendem a ser mais limitados para atendimentos voltado à urgência.

O Secretário de Saúde, James Rodrigues, enfatizou que as novas instalações foram pensadas para dar comodidade ao usuário do serviço. “Por isso, foram contratados mais especialistas e reforçada a equipe técnica. Queremos que o florianense saia do CEO com um sorriso no rosto e a certeza que o serviço público oferece sim tratamentos de qualidade. Os profissionais da atenção básica são responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente e pelo encaminhamento aos centros especializados apenas casos mais complexos”, disse.
Imagem: SecomInaugurado novo Centro de Especialidades Odontológicas de Floriano.(Imagem:Secom)

O novo local recebeu o nome da odontologista Guilhermina Rocha. O prefeito Joel Rodrigues destacou o papel social da profissional ao longo de sua carreira em vida. “Guilhermina foi uma profissional que serviu a população por muitos anos, tem um trabalho reconhecido por Floriano e foi pioneira como uma das primeiras especialistas em nossa cidade. Nada mais justo que fazer essa bela homenagem”, disse.

Segundo o Ministério da Saúde, com a expansão do conceito de Atenção Básica, e o consequente aumento da oferta de diversidade de procedimentos, “fazem-se necessários, também, investimentos que propiciem aumentar o acesso aos níveis secundário e terciário de atenção”. O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) são estabelecimentos de saúde, participantes do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES, classificadas como Clínica Especializada ou Ambulatório de Especialidade.

Serviços ofertados pelos CEO:
  • Diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca.
  • Periodontia especializada.
  • Cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros.
  • Endodontia.
  • Atendimento a portadores de necessidades especiais.
Os centros são uma das frentes de atuação do Brasil Sorridente. O tratamento oferecido nos Centros de Especialidades Odontológicas é uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica e no caso dos municípios que estão na Estratégia Saúde da Família, pelas equipes de saúde bucal.