II Semana da História reúne discussões sobre Patrimônio e Cultura em Floriano

08/10/2019 09h38

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


A II Semana de História, do Campus Drª Josefina Demes, em Floriano, aconteceu entre os dias 2 e 5 de outubro e proporcionou aos participantes discussões teóricas que demandam maior interesse na produção do campo do patrimônio cultural, da memória e história da cidade de Floriano.

Realizada no Espaço Cultural Christino Castro, o evento contou com palestras, apresentação de pesquisas e mesas-redondas, além de uma visita técnica pelo centro histórico de Floriano que visava conhecer mais sobre as casas de Cultura e Museus da cidade.

O tema geral do encontro foi “Memória, Cidade e Patrimônio Cultural” e as atividades formularam diálogos com pesquisadores que trabalham com a produção de pesquisas e questões ligadas à História e ao patrimônio, além de pesquisadores que identifiquem a relação da sociedade com sua memória. O professor organizador do evento, Valério Negreiros, destaca que a Semana foi uma realização do Centro Acadêmico de História “Né Preto!” e da Coordenação do Curso de História.

“O principal objetivo foi realizar uma discussão sobre o Patrimônio Cultural, que permitisse aos discentes da Universidade uma aproximação dessa temática que vem crescendo no campo de estudo da História. Como um projeto de extensão, a Semana em sua programação ocupou espaços que representam a memória da cidade, como a Casa de Cultura Christino Castro e o Espaço Cultural Maria Bonita”, relata o professor.

Imagem: DivulgaçãoII Semana da História reúne discussões sobre Patrimônio e Cultura em Floriano.(Imagem:Divulgação)

O estudante Celiomar Bonfim, presidente do Centro Acadêmico “Né Preto!, acrescenta sobre a oportunidade de intercâmbio de conhecimentos e pesquisas: “Os alunos também tiveram a oportunidade de expor seus trabalhos com as temáticas:(Re)Definindo os diálogos entre pesquisas: História, Educação, Relações Étnico-Raciais e Fontes, objetos e novos sujeitos para a escrita da História Piauiense. Então é importante observarmos as pesquisas e discussões acerca dessas temáticas”, ressalta.

O professor Dr. Gustavo Durão pontua sobre a importância dessas discussões para a valorização da história cultural. “Eu gosto muito de participar de eventos como esses e levantar essas reflexões tão importantes que envolvem nossa história. A mesa redonda que participei, por exemplo, trouxe a temática “Patrimônio e Cultura afro-brasileira: direito e memória” e é uma reflexão que deve atingir não só a comunidade acadêmica, mas a sociedade em geral, o governo e agentes públicos, pois só dessa forma funciona”, disse.



Tópicos: floriano, cultura, pesquisas