IBGE já recenseou mais de 90% das famílias florianenses, mas ainda encontra dificuldades

13/10/2010 21h56


Fonte Com informações do IBGE

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarCenso 2010(Imagem:Divulgação)Censo 2010
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) esta realizando uma campanha de sensibilização para concluir a coleta de dados do Censo 2010. O órgão pede para aquelas pessoas que ainda não responderam à pesquisa que entrem em contato e que agendem entrevista com recenseador.

Em Floriano, a pessoa que ainda não foi recenseada, pode ligar para os números 89 3522 1027 ou 3522 3621 e agendar a visita do recenseador.

De acordo com a equipe de Floriano, cerca de 93% das casas já foram recenseadas, mas ainda é alto o número de famílias que precisam passar pelo Censo 2010. O trabalhos dos recenseadores deve ir até o dia 31 de Outubro.

Importância do Censo

O Censo é a mais completa fonte de informação de que o país dispõe para conhecer as condições de vida da população nas áreas urbanas e rurais dos atuais 5.565 municípios.

O primeiro Censo foi realizado em 1872 e revelou que o Brasil da época do Império tinha 10.112.061 habitantes. Iniciamos o século 20 com 17.318.556 habitantes (1900) e encerramos o século com 169.799.170 habitantes (2000).

O Censo de 2010 recenseará mais de 190 milhões de habitantes. Estudará o destino dos brasileiros emigrantes e revelará a redução da mortalidade infantil e da fecundidade. Mostrará o aumento da longevidade, o peso da população idosa e o número de pessoas com mais de cem anos numa população predominantemente urbana, que cresce 1,5% ao ano.

Os Censos mostram a evolução da população municipal e a estrutura etária dessa população; o nível de educação, saúde, emprego e renda; deficiência visual, auditiva e locomotora; condições de habitação e acesso a serviços públicos de saneamento, água potável, energia elétrica, telefonia e internet.

O Censo verificará a existência de calçamento, iluminação pública, esgoto a céu aberto, depósito de lixo próximo a cada rua.

O IBGE pesquisará questões novas sobre etnia e língua falada pelos indígenas; religião; posse de documento de registro de nascimento; emigração internacional; tempo gasto com o deslocamento para o local de trabalho e estudo e acesso a programas sociais de transferência de renda.

Os Censos definirão novos parâmetros para distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e definição do número de vereadores e deputados.

Por isso, é tão importante que a população participe do Censo, informe dados reais sobre a sua família, bairros e município.


Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano