Hospital Tibério Nunes realiza 2º mutirão de cirurgias pediátricas

29/11/2013 13h32


Fonte Assessoria HTN

O Hospital Regional Tibério Nunes (HRTN), deu prosseguimento ao segundo mutirão de cirurgias pediátricas. Durante dois dias, 29 e 30 de novembro, pelo menos 60 pacientes, na faixa etária de zero a 12 anos estarão sendo submetidos a procedimentos cirúrgicos para correção de alterações e má formações congênitas no aparelho gênito urinário e na parede abdominal, como, por exemplo, hérnia umbilical, fimose, hidrocele e testículo ectópico. Os pacientes foram selecionados através do Sistema de Regulação do HTN.

Imagem: Waldemir MirandaHospital Tibério Nunes realiza 2º mutirão de cirurgias pediátricas.(Imagem:Waldemir Miranda)

De acordo com o diretor do HTN, Pedro Atem Junior, o objetivo da ação, que conta com a participação de uma equipe de profissionais de Teresina, coordenada por Edinaldo Mendes, diretor do Hospital Infantil Lucídio Portella e responsável pelo Programa Força Estadual de Saúde, é diminuir a demanda por cirurgias gerais e urológicas pediátricas em todo o estado.

Uma das pacientes atendidas pela ação, a pequena Ana Gabriele da Silva Santos, de 5 anos, já aguardava por uma cirurgia de hérnia inguinal há quase dois anos. Segundo a mãe da menina, Ana Paula Silva, de 28 anos, a oportunidade de corrigir o problema no mutirão foi uma ótima surpresa:

“Nem acreditei quando soube que minha filha tinha sido selecionada para o mutirão, pois já estávamos esperando a cirurgia há muito tempo. A Gabriele sempre reclama de dor na virilha e sente dificuldades para caminhar, por isso, a operação vai ser importante para recuperar vitalidade da minha filha”, disse a promotora de vendas, que mora no bairro Sambaíba Velha.

Imagem: Waldemir MirandaHospital Tibério Nunes realiza 2º mutirão de cirurgias pediátricas.(Imagem:Waldemir Miranda)

Para o médico Carlos Henrique Rabelo, que faz parte da equipe do Programa Força Estadual de Saúde, as cirurgias vão restaurar a saúde e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

“A gente reconhece e sabe das dificuldades enfrentadas por essas famílias. Esta iniciativa vai ajudar muitas crianças que necessitam de algum tipo de cirurgia”, afirmou.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano