Hospital Tibério Nunes faz mutirão de cirurgias pediátricas

11/10/2013 22h06


Fonte Assessoria HTN


Imagem: Waldemir MirandaClique para ampliarHospital Tibério Nunes faz mutirão de cirurgias pediátricas.(Imagem:Waldemir Miranda)

O Hospital Regional Tibério Nunes, deu início, na manhã desta sexta-feira (11), ao Mutirão de Cirurgia Pediátrica.

De acordo com o diretor do HTN, Pedro Attem Júnior, o objetivo do mutirão é beneficiar crianças que aguardam para realizar cirurgias simples que dispensam internação, reduzindo assim as filas para esse tipo de intervenção, principalmente em hospitais públicos.

De acordo com o médico Edinaldo Miranda, diretor do Hospital Infantil Lucídio Portella em Teresina e coordenador do programa no Estado, o Hospital Tibério Nunes aderiu voluntariamente ao programa e nos dias 25 e 26 de outubro, serão realizadas as cirurgias.

"São cirurgias simples, mas nada impede que sejam feitas intervenções mais complicadas. Só para se ter uma ideia, no Piauí, são mais de 12 mil crianças que necessitam urgentemente de algum tipo de cirurgia, daí a importância do programa que deve atender uma grande demanda da crianças da região de Floriano”, afirmou o médico.

Normalmente, nesse tipo de intervenção cirúrgica, o paciente realiza a operação pela manhã e no fim da tarde já pode ir para casa. A expectativa, em Floriano, é chegar a 100 cirurgias, segundo a direção do HTN.

Para esta primeira etapa do programa em Floriano, serão realizadas cirurgias simples como hérnia, fimose, hipospadia (deformação congênita das vias urinárias) e retirada de cistos.

Segundo o médico Eduardo Melo, que faz parte da equipe de profissionais que veio de Teresina, "a medida é paliativa, porque não soluciona as deficiências do sistema público de saúde, mas o caráter social é importante e não pode ser desprezado, justamente por ajudar a diminuir a fila de espera das cirurgias", disse ele.

O prefeito de Floriano, Gilberto Junior (PSB), acompanhado do secretário de Comunicação, Idílio Macedo, visitou o Hospital Tibério Nunes para dá as boas vindas à equipe médica, e, aproveitou, para parabenizar a iniciativa da direção do hospital.