Hospital Tibério Nunes alerta sobre a importância do combate à tuberculose

27/03/2023 09h10

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


 
Imagem: Reprodução/InstagramClique para ampliarDia Mundial de Combate à Tuberculose ? 24 de Março(Imagem:Reprodução/Instagram)

O Hospital Tibério Nunes (HTN) está engajado na campanha nacional de combate à tuberculose, que é celebrada no dia 24 de março. A doença é uma das enfermidades que mais mata no mundo, sendo responsável por cerca de 1,5 milhões de óbitos anuais.

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, conhecida popularmente como bacilo de Koch. A doença é transmitida através de gotículas respiratórias expelidas por pessoas contaminadas e pode se manifestar em duas formas: a tuberculose pulmonar e a extrapulmonar.

A tuberculose pulmonar é a forma mais comum da doença e se caracteriza por sintomas como febre com suores e calafrios noturnos, dor no peito, tosse com expectoração (às vezes com sangue), perda de apetite, prostração e emagrecimento. Já a tuberculose extrapulmonar afeta outros órgãos do corpo, como os rins, ossos e meninges.

Para combater a tuberculose, é fundamental que os pacientes sejam tratados o mais rápido possível. O tratamento é feito com um esquema de antibióticos por no mínimo 6 meses, e o acompanhamento médico e hospitalar é fundamental para o sucesso do tratamento.

O HTN presta atendimento humanizado aos pacientes com tuberculose, oferecendo tratamento adequado e acompanhamento médico necessário para a cura da doença. É importante ressaltar que a prevenção da tuberculose também é fundamental, e pode ser feita através da adoção de medidas como a vacinação, a higiene pessoal e a ventilação adequada de ambientes fechados.


*Com informações do HTN