Hospital de Floriano faz treinamento de cuidados ao recém-nascido
05/03/2018 08h40Fonte Sesapi
O Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, sedia, até o dia 20 de março, o treinamento sobre reanimação e transporte de recém-nascido de alto risco.
A capacitação é destinada aos profissionais de saúde que atuam nas maternidades dos hospitais de Floriano, Corrente, Bom Jesus, Uruçuí e São Raimundo Nonato, além daqueles que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência(SAMU). Ao todo, 350 profissionais serão capacitados pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Essa ação é uma das estratégias para minimizar os indicadores de mortes neonatais (entre 0 e 27 dias de vida), que representam cerca de 60 a 70% da mortalidade infantil. De acordo com neonatologista Prof. Dr. Renato Lima, estudos apontam que a reanimação, definida de forma ampla como apoio especializado para uma transição bem sucedida ao nascer, tem sido um foco maior dentre os esforços para diminuir a mortalidade neonatal precoce.
“A implementação destas intervenções podem consistir em ações de baixo custo e com efetivo impacto sobre a qualidade da assistência materna ao RN e a qualificação permanente dos profissionais na atenção pré-natal, manejo obstétrico e atendimento ao RN na sala de parto, são exemplos destas intervenções”, explica.
O diretor geral do Hospital, Edmar Figueiredo, destaca a importância do Tibério Nunes sediar esta capacitação. “Somos uma unidade referência em alta complexidade neonatal na região Sul. Ofertar e sermos parceiros de instituição de renome nacional para capacitar os profissionais de saúde é de suma importância para qualificar e trazer melhorias não só aos profissionais, mas para nossos pacientes e familiares, especialmente aos bebês recém-nascidos, que precisam de cuidados especiais, como aqueles que estão na UTIN”.
Programa de Reanimação Neonatal
O Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria pretende capacitar cerca de 350 profissionais de saúde dos hospitais e do SAMU no Piauí, como médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam na assistência ao recém-nascido.
Na programação, são abordadas técnicas e atitudes para assegurar a vida de recém-nascidos em situações de emergências, identificando anormalidades e tomada rápida de decisões na realização dos procedimentos necessários, a fim de garantir uma assistência segura aos bebês, além de abordar a realização do transporte intra- e inter-hospitalar do recém-nascido de alto risco de modo eficiente e seguro, com os profissionais do SAMU.
O curso de Reanimação de RN e de Transporte de Alto Risco de RN pela SBP faz parte de um projeto de Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente, da Universidade Estadual de Campinas(UNICAMP). Os estudos se baseiam na “Análise do impacto do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria nos resultados neonatais da mesorregião sudoeste do Piauí”.