Horta Comunitária é sinônimo de Geração de Renda em Floriano

16/08/2010 08h50

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Há 18 anos os moradores dos bairros Alto da cruz, Riacho fundo e Juá de Floriano, se reuniram para criar uma Horta Comunitária que seria a pioneira no municipio.

Inicialmente a horta atendia apenas as necessidades das familias do lugar, mas com o passar dos anos foi se transformando em negócio. Os agricultores começaram a produzir mais, e as vendas chegaram ao Mercado Central.

Atualmente mais de 30 familias vivem do plantio de hortaliças na comunidade. Eles plantam alface, coentro, salsa, rúcula, acelga, couve, cebolinha verde entre outros.

“A horta é a nossa fonte de renda, é da terra que tiramos o nosso sustento” – falou o agricultor Frncisco Xavier. E assim como seu Xavier, tem muitos mais que transformaram a agricultura familiar em fonte de renda.

A aposentada Maria Ferreira é uma dessas pessoas. Ela tem 83 anos, e mesmo nessa idade, Dona Maria nunca deixou de plantar hortaliças e atender seus clientes.

A horta comunitária do Alto da Cruz é filiada ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Floriano, é ligada também ao Emater e a Secretaria de desenvolvimento rural de Floriano. Com a orientação dos técnicos do Emater, os agricultores aprendem a remanejar a terra e investir na plantação.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano