Homenagem: Escola do Legislativo de Floriano leva o nome de Prof. Enoque Ramos

06/11/2025 17h11


Fonte Câmara Municipal de Floriano

Imagem: CMFHomenagem: Escola do Legislativo de Floriano leva o nome de Prof. Enoque Ramos(Imagem:CMF)Homenagem: Escola do Legislativo de Floriano leva o nome de Prof. Enoque Ramos.

Um marco histórico para o Poder Legislativo Municipal acaba de ser lançado: a Escola do Legislativo de Floriano, que em homenagem póstuma ao ex-vereador e professor Enoque Ramos Xavier, levará seu nome.

Com o slogan “Educação que transforma”, a Escola do Legislativo de Floriano Professor Enoque Ramos nasce com a proposta de promover a educação cidadã oferecendo oportunidades de aprendizado por meio de cursos, palestras e oficinas gratuitas para Floriano e região, ampliando o acesso ao conhecimento e fortalecendo a relação entre o Poder Legislativo e a sociedade. A escola que homenageia o saudoso líder comunitário será um espaço democrático de construção coletiva, onde o saber e a participação caminham juntos rumo a um futuro mais consciente e participativo.

Biografia do homenageado Enoque Ramos Xavier

Enoque Ramos Xavier nasceu em 02/03/ 1971, em Guadalupe, filho de Djanira Ramos Xavier e Jonas Xavier Santos. Desde a infância, demonstrou forte compromisso em ajudar o próximo. Aos 15 anos, quando residia no Pernambuco, começou sua incursão em atividades sociais, atuando com crianças com deficiência. Aos 17 anos, voltou para Floriano.

Graduou-se em Pedagogia e Biologia. Junto com seus irmãos Walter e Marcelo, fundou o grupo de jovens AJUDAC – Amigos Jovens Unidos ao Amor de Cristo, no Conjunto Pedro Simplício, onde morava. Ajudou a construir a Igreja São Sebastião no bairro, fortalecendo os vínculos religiosos e sociais da comunidade.

Em 1992, tornou-se o primeiro presidente da AMOCOPS – Associação dos Moradores do Conjunto Pedro Simplício, onde atuou por vários mandatos, implementando projetos em benefício da comunidade. Em 1996, aos 25 anos, foi eleito vereador de Floriano, integrando a legislatura do centenário da cidade.

Foi presidente do CONSAMF – Conselho das Associações de Moradores de Floriano, oferecendo suporte às diversas associações da cidade. Também foi secretário municipal do Meio Ambiente, atuando em prol da preservação ambiental. Na área educacional, foi professor do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e da Faculdade São Judas Tadeu. Em 2017, assumiu a coordenação da Faculdade FERA.

Enoque faleceu em 19 de junho de 2018, aos 47 anos, após uma batalha contra o câncer. Sua história é um testemunho de dedicação ao próximo. Deixou um legado de amor, amizade e compromisso social que continua a inspirar gerações. Ele dizia: “Porque cuidar é muito mais que um ato, é uma questão de atitude.”

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano