HIV:CTA já tem estratégia para evitar contaminação no carnaval

17/01/2011 15h47

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Nos quatro dias do carnaval de Floriano a diversão é garantida. A mistura de bebida, gente bonita e músicas provocantes são responsáveis por momentos que são guardados durante todo o ano por aqueles que aproveitam a festa. Agora a preocupação das autoridades municipais de saúde se relaciona às conseqüências que podem durar por toda a vida, como a contaminação pelo HIV.

Segundo a Coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)  de Floriano, Glorismar Barguil, no carnaval as pessoas ficam mais inconseqüentes e portanto mais suscetíveis às doenças sexualmente transmissíveis e gravidez não planejada.

A coordenadora afirma que já há uma estratégia para a atuação no carnaval. “Haverá equipes aconselhando e distribuindo preservativos em todos os blocos e locais de grande movimentação durante a folia de momo”.

Glorismar lembra ainda que houve um aumento significativo de casos de HIV em pessoas provenientes de municípios vizinhos à princesa do sul, inclusive de parte do Maranhão. Atualmente o CTA atente sessenta pacientes, desse total somente treze são de Floriano.


Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano