Hemocentro de Floriano realiza campanha de Doação de Sangue

28/07/2013 09h43

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), através do Hemocentro de Floriano, está realizando uma campanha de doação de sangue.

Para aumentar o número de bolsas de sangue no Hemocentro de Floriano, estão sendo realizadas campanhas itinerantes, em órgãos, entidades e instituições do município.

Imagem: FlorianoNewsHemocentro de Floriano realiza campanha de Doação de Sangue.(Imagem:FlorianoNews)

Na manhã do último sábado (27), a campanha aconteceu na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias, situada à Rua Bento Leão, no centro de Floriano.

Com o tema “Mãos que ajudam”, a iniciativa além de salvar vidas, mantendo o estoque do Hemocentro abastecido, está sendo também uma oportunidade de tirar as dúvidas da população em relação à doação de sangue.

Segundo a equipe do Hemocentro de Floriano, o tipo sanguíneo menos doado no município é o sangue com RH negativo.

A identificação do grupo sanguíneo de um indivíduo (O+, A+, B+, O-, A-, B-, AB+, AB-) é crucial para determinar qual o tipo de transfusão sanguínea. Nas doações de sangue, cada pessoa só pode receber ou doar um tipo de sangue específico: tipos O- são considerados “doadores universais” e tipos AB+ são considerados “receptores universais”. Um erro de transfusão pode ocasionar reações que levam à morte.

Imagem: FlorianoNewsHemocentro de Floriano realiza campanha de Doação de Sangue.(Imagem:FlorianoNews)

Para ser um doador de sangue é necessário apresentar um documento oficial de identidade com foto (carteira de identidade, carteira de motorista ou carteira de trabalho), ter entre 16 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde e não ter sido exposto a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis.

O voluntário deve estar alimentado e não ter consumido bebidas alcoólicas pelo menos 12 horas antes de fazer a doação.

O atendimento para coleta de sangue no Hemocentro Regional de Floriano acontece de segunda a sexta-feira, das 07h00 às 18h00, na Rua João Dantas, 1161, Floriano – PI.
Para maiores informações, ligue para (89) 3522-2020.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano

Tópicos: sangue, hemocentro, floriano